saneamento basico

Análise do desempenho de um sistema eletroquímico no tratamento de esgoto doméstico

Resumo

Para prevenir a degradação da qualidade de corpos hídricos, o lançamento de esgotos domésticos tem padrões limitados por legislação vigente, ficando condicionado a realização de um tratamento prévio. Dentre as alternativas de tratamento, a eletrocoagulação-flotação, processo eletroquímico que combina os mecanismos de oxidação, coagulação, floculação e flotação, têm se demonstrado capaz de promover um tratamento adequado para águas residuárias, além de apresentar aspectos positivos nas perspectivas operacional, econômica e sustentável. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho de um sistema de tratamento de esgoto doméstico composto por um reator de eletrocoagulação-flotação. O estudo foi realizado em um reator cilíndrico, com 1 L de capacidade, equipado com um par eletrodos de alumínio, conectados a uma fonte de alimentação de corrente contínua. As condições experimentais de distância entre os eletrodos, corrente elétrica, tempo de eletrólise e agitação foram de 1 cm, 1,5 A, 20 min e 262,5 rpm, respectivamente. O desempenho do sistema foi verificado através da análise de parâmetros físico-químicos do esgoto antes e após o tratamento. Com base nos resultados obtidos, foi possível concluir que o sistema de eletrocoagulação-flotação apresentou um desempenho satisfatório no tratamento de esgoto doméstico, sendo verificadas eficiências de remoção médias de 78,9% de demanda química de oxigênio, 97,3% de cor aparente e 90,1% de turbidez. A qualidade do esgoto, verificada após o tratamento no sistema, esteve em conformidade com a legislação vigente de despejo em corpos hídricos receptores, com exceção do pH, que se manteve na faixa de 9,1, indicando a necessidade de uma etapa adicional de correção de pH ao tratamento.

Autores: Gustavo Holz Bracher , Andressa Gabriela Glusczak , Émilie Scheunemann Lovato , Rafaela De Maman , Elvis Carissimi.

Artigo Completo

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »