Análise Contaminantes Solo
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo acerca dos contaminantes no solo do lixão do município de Crateús, mapeando suas consequências no solo e apresentando possíveis soluções para a recuperação deste local.
Esse estudo foi realizado a partir das análises de solo coletados da área estudada, sendo três pontos amostrais, dois dentro do lixão e um fora.
Com essa análise foi possível estudar os parâmetros de contaminação do solo (chumbo, DBO, DQO, enxofre, nitrato, pH, sulfato, alcalinidade, nitrogênio) e suas consequências para a população local, sendo identificados elevados níveis de contaminação nas áreas de coleta de solo dentro área do lixão e níveis aceitáveis no ponto fora do mesmo.
Os impactos que os lixões causam ao solo, aos lençóis freáticos, à água e ao ar são danos ao meio ambiente. Pois proporcionam um acúmulo de substâncias tóxicas.
Análise Contaminantes Solo
Diante dos resultados, se faz necessário a intervenção na área, propõe-se a utilização de geomembranas como alternativa de impedir a percolação desse contaminante no solo e consequentemente, no lençol freático.
Então, foi possível realizar um relatório com discussão acerca dos contaminantes no solo do lixão do município de Crateús.
Autora: Samyra Maria Magalhães.