saneamento basico

Análise técnica dos problemas de drenagem urbana na rua Rio Grande do Norte de Açailândia – Maranhão considerando o declive da via e seu impacto na drenagem das águas em períodos chuvosos

Análise técnica dos problemas de drenagem urbana na rua Rio Grande do Norte de Açailândia

Para que seja feita uma análise, sabe-se que nem sempre há um dimensionamento adequado de bueiros, sarjetas e galerias no sistema de drenagem das cidades. Também é possível encontrar a ausência do estudo do levantamento do solo, da inclinação da via ou do estudo de as bacias hidrográficas presentes nas localidades onde é criada uma nova rede viária e de drenagem.

Considerando o declive da via e seu impacto na drenagem das águas em períodos chuvosos

Além disso, devido ao sistema de urbanização ocorrer de forma descontrolada em diversas situações, surgem também problemas de alagamentos em diversos pontos da cidade pela ausência de planejamento urbano adequado. Assim, foi realizado um diagnóstico para identificar o real problema na drenagem da Rua Rio Grande do Norte em Açailândia-MA. Além de analisar o desnível da via e propor medidas adequadas para sanar as dificuldades de escoamento de água no percurso estudado .

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Autores: Genilson Oliveira de Souza, Briane de Souza Vilarinho, Bárbara Caiani de Lima Magalhães, Ronaldo de Morais Macedo. Fabíola Helem da Silva Carvalho, Handelom Pereira Silva, Leonardo de Sousa Leal, Randal Silva Gomes, Rachel de Andrade Avelar da Silva

Últimas Notícias:
Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Um mês depois da publicação de um plano para economizar água, o “volume útil” dos reservatórios da região metropolitana de São Paulo registrou queda. Em 24 de outubro, quando a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) estipulou critérios para contenção do consumo, o nível do sistema integrado estava em 28,7%. Na segunda-feira (24.nov.2025), o nível estava em 26,6%.

Leia mais »