RESUMO
O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência do chorume, oriundo do processo de compostagem de resíduos orgânicos, em diversas porcentagens, na rega de três culturas distintas: Couve Manteiga da Geórgia (Brassica oleracea var. acephala), Pimenta Malagueta (Capsicum frutescens ‘Malagueta’) e grãos de Feijão (Phaseolus vulgaris). A montagem da leira ocorreu no Laboratório de Práticas Ambientais da Universidade CEUMA, sendo o período experimental de 16 de março até o dia 16 de maio de 2018, durando 60 dias, baseado em Góes et al. (2011) adaptado. Ao todo foram realizados 33 tratamentos sendo organizado da seguinte forma para cada cultura: T1 – 100% H2O; T2 – 10% chorume; T3 – 20% de chorume; T4 – 30% de chorume; T5 – 40% de chorume; T5 – 50% de chorume; T6 – 60% de Chorume; T7 – 70% de Chorume; T8 – 80% de chorume; T9 – 90% de chorume; T10 – 100% de chorume. O solo utilizado para o plantio das culturas teve os parâmetros físico-químicos analisadas no Laboratório de Física da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, seguindo a metodologia da EMBRAPA, 2017. As análises físico-químicas e microbiológicas do chorume seguiram o Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater 22a edição, 5210 B. Os maiores índices de crescimento e de germinação foram obtidos nos substratos: T1; T2; T3; T4 e T5(40%) nas sementes de feijão, couve e pimenta. Sendo assim, o chorume pode ser utilizado como biofertilizante nas diferentes culturas testadas, pois o mesmo com até 40% de concentração, ocasionou um crescimento significativo das estruturas vegetativas das variedades experimentadas. Isso é corroborado com relação as altas concentrações de DBO e DQO, pois o solo pulverizado com o chorume, reteve a matéria orgânica presente no composto, assim transmitindo estes nutrientes para as plantas, o que ocasionou sua maturação biológica.
Autores: Rafaelle Fonseca Cruz, Osman José de Aguiar Gerude Neto, Stephanie Jael Negrão de Freitas, Jeferson Botelho Rodrigues e Déborah Luisa Lucas da Silva.
Artigo Completo
LEIA TAMBÉM: Avaliação do tratamento de chorume do aterro sanitário de lajeado, utilizando sistema físico-químico e osmose reversa