saneamento basico

Efeito da aplicação de chorume de compostagem em cultivo de alface

Efeito da aplicação de chorume de compostagem em cultivo de alface

O chorume é gerado a partir de processos de compostagem, em larga ou pequena escala. A compostagem pode ser realizada de diferentes formas e recentemente. Sendo assim, uma das alternativas para seu aprimoramento é com o uso da moscasoldado negro (Hermetia illucens). Dessa forma é possível trazer como principais vantagens o potencial de redução da duração do processo de compostagem para cerca de 22 dias.

O objetivo deste trabalho foi comparar o efeito da aplicação de chorume obtido de compostagem, com e sem a larva da mosca soldado negro, no cultivo de alface. No início e no final do experimento, foram feitas coletas de amostras de solo para serem enviadas ao laboratório para análise de fertilidade. Ao longo de quatro semanas do experimento, amostras de solo foram coletadas semanalmente para a realização da cromatografia.

Todo o processo de cromatografia foi realizado no Laboratório de Interações Planta-Ambiente, no Campus da Praia Vermelha da Universidade Federal Fluminense. No turno da noite, a fim de reduzir ao máximo qualquer interferência foto oxidativa. Ao final do experimento foi constatado que a aplicação do chorume foi benéfica para o cultivo, fornecendo os elementos necessários para o bom desenvolvimento e tendo ocorrido o aumento da fertilidade do solo em todas as áreas de aplicação dos diferentes tipos de chorume. O chorume é, portanto, um subproduto da compostagem que apresenta valor agregado. Contribuindo para a fertilidade do solo, mas cujo aplicação deve ser avaliada ao longo dos anos para verificar se ocorre acumulação de alguns nutrientes.

A agricultura não teve origem exclusiva de um povo.

No Brasil, os portugueses contribuíram muito para o tipo de agricultura que já vinha sendo praticado há séculos aqui, pelos próprios povos nativos, que viviam exclusivamente de plantas, caças e animais. Ryder (2002) aponta que os portugueses foram responsáveis pela introdução da horticultura no Brasil, em 1650 (SALA e COSTA, 2012).

Ao longo dos séculos a agricultura vem atendendo a demanda crescente por alimentos, mas toda a evolução em técnicas, práticas, inovações e política acabaram por degradar os recursos das quais ela depende, como o solo, a água e a biodiversidade (GLIESSMAN, 2005). Além disso, deve-se ressaltar que as cultivares retiram do solo a água, nutrientes e parte do oxigênio, mas por muito tempo o solo foi esquecido com pesquisas se realizando com o foco apenas na parte aérea da planta (PRIMAVESI, 2002).

Autora: VANESSA DO NASCIMENTO PORFÍRIO.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Blindagem Valas Estroncas Flexíveis

Sistema de Blindagem de Valas com Estroncas Flexíveis

Para a execução de trabalhos neste tipo de ambiente, o sistema de Blindagem de Vala Europeu tem características técnicas desenvolvidas para atender aos requisitos da execução de obras em locais densamente urbanizados, com foco na preservação do meio ambiente e estruturas adjacentes.

Leia mais »