saneamento basico
Pré-Filtração Osmose Reversa

A importância da pré-filtração em sistemas de osmose reversa

Pré-Filtração Osmose Reversa

Uma das tecnologias mais utilizadas com pré-filtração de osmose reversa são os filtros cartuchos. Existem três tipos mais utilizados:

Cartucho bobinado, que atua com um novelo onde várias camadas de um fio de polipropileno são enroladas em torno de um molde vazio, fazendo com que a filtração ocorra em todo o interior desta bobina.

Possui uma especificação de diâmetro nominal, ou seja, filtra partículas com um tamanho aproximado do seu valor nominal mas algumas partículas maiores do que a especificação acabam passando.

LEIA TAMBÉM: Gerenciando Montanhas De Lodo: O Que Pequim Pode Aprender Com O Brasil

Ademais os cartuchos melt-blown ou liso porosos, são obtidos através da fusão do polipropileno em um molde, resultando em um cartucho mais rígido. Este tipo de cartucho é mais resistente mecanicamente que o bobinado e também possui especificação nominal.

Pois já os cartuchos plissados tem um aspecto sanfonado, e são compostos de um tecido corrugado com os poros de tamanho uniformemente distribuídos. Eles são aplicados onde o controle do tamanho de partícula é mais crítico. Então possui uma especificação de diâmetro absoluta, ou seja, nenhuma partícula maior do que o tamanho especificado pode passar adiante.

Pré-Filtração Osmose Reversa

Segundo uma carga de cartuchos utilizados na pré-filtração custa aproximadamente 100x menos do que uma reposição de membranas do sistema posterior, por esta razão em todo sistema de osmose demanda em sua entrada um filtro de cartuchos como proteção.

LEIA TAMBÉM: Ferro e Manganês: Problemas e Remoção

Contudo ao proteger a membrana e reduzir a carga de sólidos, a pré-filtração melhora também a eficiência geral do processo. Com uma membrana limpa e menos obstruída, o fluxo de água aumenta, permitindo que o sistema opere de forma mais eficiente. Além disso, a pré-filtração adequada ajuda a reduzir a frequência de limpeza e manutenção da membrana, o que resulta em menor consumo de água, produtos químicos e energia, bem como em custos de manutenção reduzidos.

Em suma a B&F Dias oferece sistemas de tratamento por membranas, como osmose reversa e ultrafiltração, e também sistemas de pré-tratamento, como os cartuchos citados acima. Saiba mais em: bfdias.com.br

Fonte: Águas e Efluentes.

Últimas Notícias:
Projeto Sistema Drenagem

Projeto de sistema de drenagem: uma abordagem técnica e ambiental

Os governos municipais têm a incumbência da infraestrutura de microdrenagem, que se estende aos estaduais com o aumento da importância da macrodrenagem, centrada nas bacias hidrográficas. Serviços básicos urbanos incluem construção de guias, galerias de águas pluviais e obras de contenção de encostas para mitigar riscos urbanos.

Leia mais »