Skip to content
sábado, agosto 13, 2022
Últimas Notícias:
  • Setores da economia do RN querem a privatização da Caern no próximo governo
  • Em Mogi/SP, tratamento de água e esgoto tem aumento de 30%, afirma Semae
  • Aterros sanitários liberam altos níveis de gás metano, mostra estudo
  • As águas subterrâneas
  • A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi a porta de entrada para o ESG
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

Ausência de regulamentação para o setor de reciclagem gera insegurança jurídica no Brasil

  • Acervo Técnico, Opinião, Resíduos Sólidos
  • julho 26, 2022

A atividade da reciclagem é de extrema importância para a economia global, posto que, reciclando, economizamos água e energia da etapa fabril, com a utilização de insumos recicláveis na cadeia produtiva.

Não menos importante é a função ambiental da reciclagem, a qual entrega maior capacidade de resiliência aos recursos naturais.

Há, ainda, um importante fator social na reciclagem, materializado por meio da abertura de frentes de trabalho e geração de emprego e renda para a população que depende desse segmento para sobreviver. O INESFA – Instituto Nacional da Reciclagem, entidade que hoje representa todo o segmento da reciclagem no Brasil, vem capitaneando várias ações e iniciativas com o propósito de realizar entregas reais ao setor, o qual possui elos que perpassam do catador ao processador de insumos recicláveis em nosso país. As ações do INESFA buscam majorar o número de insumos reciclados do Brasil, para que estes cheguem à indústria.

De 22 a 25 de maio deste ano, o INESFA esteve representando o Brasil no último encontro das Associações da Reciclagem do mundo e, nesta oportunidade, foi possível constatar a repercussão e o tamanho que esta atividade vem tomando em todo o planeta. Nos países com as melhores práticas de reciclagem, esta é tida como a principal ferramenta para o enfrentamento do aquecimento global e para economia de recursos naturais.

Outra observação realizada pelo INESFA, quando participou do evento internacional, é que os recicladores “caminham de mãos dadas” com a indústria, a qual se vê convencida que somente através dos insumos reciclados irá viabilizar a manutenção de suas operações fabris, uma vez que a atividade extrativista se encontra em grave apuro diante da escassez dos recursos naturais e do impacto ambiental de suas operações.

As observações internacionais do INESFA entregam a certeza de que precisamos avançar para um novo cenário, em que a atividade dos recicladores venha a ser devidamente regulamentada, bem como seja realizado um melhor alinhamento do setor da reciclagem com a indústria, diante da certeza de que os insumos advindos da reciclagem serão entregues para atividade fabril. A ausência da regulamentação do setor instala um ambiente de grande insegurança jurídica em nosso país, com a deflagração de diversas arbitrariedades para com os recicladores.

Os casos concretos de distorções do setor estão presentes em vários entes de nossa federação, diante de reclamações apresentadas pelas entidades parceiras e empresas associadas ao INESFA, onde os Recicladores são tratados como grandes geradores de resíduos, bem como veem os insumos recicláveis que tratam serem equiparados, em regulamentações municipais e Planos Diretores, a resíduos contaminantes e perigosos.

A omissão de uma regulamentação nacional do setor provoca uma ausência de parâmetros para os estados e municípios, que confundem resíduos em fim de vida útil (gerados pela atividade urbana e por grandes geradores) com insumos reciclados, que serão enviados para atividades fabris em substituição aos recursos naturais. Estas distorções somente serão evitadas com a regulamentação do setor da reciclagem nacional.

A regulamentação do setor da reciclagem em nosso país é mais um compromisso do INESFA com toda a cadeia da reciclagem, pois só através desta reciclagem iremos migrar da atual economia para uma economia circular.

Luciana Vilardo de Freitas Figueras é Advogada e Cientista Política. Especialista em Gestão Executiva em Meio Ambiente, é diretora de Relações Institucionais Governamentais do INESFA – Instituto Nacional da Reciclagem.

AnteriorAnteriorMarco do saneamento exige investimentos e Copasa calcula R$ 12 bi para adequações
PróximoManaus/AM produz 28,7 mil toneladas de biogás por mês com aterro sanitárioPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

As águas subterrâneas

1 min de leitura

Este projeto representa a realização de um sonho. As águas subterrâneas sempre estiveram no meu caminho, mesmo antes de que eu as conhecesse.

A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.

9 min de leitura

A partir de 2006, o Estado, focado em incentivar as pessoas a utilizar a energia solar, deu subsídios aos proprietários que instalaram painéis fotovoltaicos, mas não tinham um plano abrangente para eliminá-los. Agora, os painéis utilizados nesses programas estão chegando ao fim da sua vida útil de 25 a 30 anos.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

bf-dias
Conaut
logo-netzsch
paques-logo-home.jpg
Superbac
Penetron
DENORA
aquamec
suez
logo-bioproj
clean environment brasil

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.