saneamento basico
Avanços do Novo Marco Legal do Saneamento

Avanços do Novo Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil – 2023 (SNIS 2021)

Avanços do Novo Marco Legal do Saneamento

Com o objetivo de acompanhar o estágio de implantação e os potenciais ganhos socioeconômicos suscitados pelos Avanços do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, o Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados e com o apoio institucional da Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento (ASFAMAS), divulga a segunda edição do estudo “Avanços do Novo Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil – 2023 (SNIS 2021)”.

No país, mais de 33 milhões de brasileiros ainda vivem sem acesso à água potável. Também, quase 100 milhões sofrem com a ausência de coleta e tratamento de esgoto.

LEIA TAMBÉM: Não há sustentabilidade sem ciência

Desde a aprovação Novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026), de 15 de julho de 2020, estabeleceram-se metas até 2033. Nas quais, todos os municípios brasileiros devem atender a 99% da população com serviços de água potável. Pelo menos 90% dos habitantes, inclusive, com coleta e tratamento de esgoto.

Passados três anos da aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento, o estudo busca realizar um balanço das principais movimentações que permeiam o Novo Marco Legal e os prospectos a serem atingidos até a data limite estabelecida.

LEIA O ESTUDO COMPLETO

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »