saneamento basico
Baseform Gestão DMCs Fenasan

Baseform | Venha ter conosco na FENASAN e explicaremos como o software Baseform pode ajudar na gestão de DMCs e no controle de perdas de água

Baseform Gestão DMCs Fenasan

Configurar um DMC – um setor de balanço hídrico – pode ser tão simples quanto instalar medidores de vazão em uma zona de abastecimento ou de pressão já existente. De fato, é altamente recomendável começar assim: aprendendo, um setor de cada vez.

Mas apenas isso não é suficiente para alcançar o resultado desejado: métricas de balanço hídrico confiáveis e sistemáticas para apoiar a operação.

Contudo o aspecto mais negligenciado do monitoramento de balanço hídrico é que ele exige um software dedicado de gestão de DMCs para aproveitar ao máximo o investimento em monitoramento.

Por quê? Porque:

  • Sistemas SIG e SCADA conseguem representar zonas, mas não foram projetados para lidar com as topologias complexas de medidores entre diferentes DMC
  • Também não foram desenvolvidos para realizar a contabilidade rigorosa e contínua necessária para obter resultados realmente confiáveis.
  • E se esses resultados – análises consistentes dos componentes – não forem entregues, todo o investimento fica comprometido.

Contudo para chegar a resultados confiáveis, existem três pontos-chave a serem tratados.

LEIA TAMBÉM: Baseform | Dias, não meses

Confira nosso post aqui onde compartilhamos as melhores recomendações para transformar seu sistema de DMCs – atual ou em planejamento – em uma ferramenta eficaz de operação e controle de perdas.

A Baseform vai estar na próxima edição da FENASAN que decorre em São Paulo, de 21 a 23 de Outubro. Entre em contacto e marque uma reunião para saber como podemos ajudar a sua empresa de Saneamento a poupar água, tempo e dinheiro.

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »