Baseform Gestão DMCs Fenasan
Configurar um DMC – um setor de balanço hídrico – pode ser tão simples quanto instalar medidores de vazão em uma zona de abastecimento ou de pressão já existente. De fato, é altamente recomendável começar assim: aprendendo, um setor de cada vez.
Mas apenas isso não é suficiente para alcançar o resultado desejado: métricas de balanço hídrico confiáveis e sistemáticas para apoiar a operação.
Contudo o aspecto mais negligenciado do monitoramento de balanço hídrico é que ele exige um software dedicado de gestão de DMCs para aproveitar ao máximo o investimento em monitoramento.
Por quê? Porque:
- Sistemas SIG e SCADA conseguem representar zonas, mas não foram projetados para lidar com as topologias complexas de medidores entre diferentes DMC
- Também não foram desenvolvidos para realizar a contabilidade rigorosa e contínua necessária para obter resultados realmente confiáveis.
- E se esses resultados – análises consistentes dos componentes – não forem entregues, todo o investimento fica comprometido.
Contudo para chegar a resultados confiáveis, existem três pontos-chave a serem tratados.
LEIA TAMBÉM: Baseform | Dias, não meses
Confira nosso post aqui onde compartilhamos as melhores recomendações para transformar seu sistema de DMCs – atual ou em planejamento – em uma ferramenta eficaz de operação e controle de perdas.