saneamento basico
Biodigestores Aeróbios Tratamento Resíduos

Avaliação da viabilidade de biodigestores aeróbios para o tratamento de resíduos orgânicos em ambiente industrial

Biodigestores Aeróbios Tratamento Resíduos

Resumo:

Uma indústria química localizada em Cubatão gera, diariamente, cerca de 0,45 toneladas de resíduos orgânicos, compostos principalmente por restos de alimentos e outros rejeitos que são descartados em aterros sanitários sem segregação.

Nos últimos anos, os biodigestores aeróbios têm se destacado como uma solução sustentável para o tratamento desses resíduos, devido às suas vantagens ambientais e à geração de subprodutos reutilizáveis, como a água de lavagem.

Este estudo teve como objetivo avaliar a viabilidade da implementação de biodigestores na cozinha industrial. Analisando suas vantagens e desafios, além de sugerir modelos adequados para aplicação. A quantidade de alimentos preparados diariamente e a fração descartada.

Os resultados indicam que a adoção de um biodigestor aeróbio é uma alternativa viável, oferecendo benefícios ambientais alinhados às diretrizes de sustentabilidade da companhia. Além disso, esse sistema se destaca por sua eficiência na gestão do espaço físico, praticidade operacional, rapidez no processamento e menor impacto ambiental em comparação com métodos convencionais de descarte.

Autores: Lanay Nunes Barbosa; Johnatt Allan Rocha de Oliveira; Luiza Helena da Silva Martins e Andrea Komesu.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »