Skip to content
sexta-feira, agosto 19, 2022
Últimas Notícias:
  • Lodos gerados nas estações de tratamento de esgotos no Distrito Federal: um estudo de sua aptidão para o condicionamento, utilização e disposição final
  • Above Net na Fenasan 2022
  • Biden sanciona lei de US$ 430 bilhões para combater mudanças climáticas
  • Governo cancela leilão de energia nova A-6 por falta de demanda das distribuidoras
  • Saneamento básico: com inflação, custo para universalização é de quase R$ 900 bi
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

Produção e análise de biogás em perspectiva futura para geração de energia elétrica

  • Acervo Técnico, Resíduos Sólidos
  • setembro 1, 2021

 

Resumo

A crescente atividade humana vem produzindo cada vez mais resíduos sólidos, que geram problemas devido ao descarte inadequado e a poluição. No entanto, estes resíduos podem gerar através da decomposição biológica da matéria orgânica o biogás, uma mistura gasosa composta principalmente por gás metano ( CH4) , gás carbônico (CO2) e umidade. A pesquisa apresenta dados referentes à produção do biogás a partir da decomposição da matéria orgânica, com a proposta de produzir energia elétrica e posteriormente reaproveitar o resíduo orgânico como biofertilizante. Foi produzido um protótipo de reatores para a geração do biogás composto por tubos de Policloreto de Vinila (PVC), conectados a uma proveta de 1L e galões de 5L, se faz necessário a adição de uma quantidade proporcional de água como forma de mobilizar os resíduos ali presentes para produção eficaz do gás metano. Através dos resultados obtidos nos experimentos pode – se verificar a produção do gás em determinadas quantidades de esterco e resíduo orgânico analisando sua eficiência nesse contexto. Mediante a análise feita, os resultados obtidos foram satisfatórios para a quantidade de matéria orgânica utilizada, sendo assim, o projeto pode ser construído em grande escala para geração de energia elétrica por meio de um conjunto moto-gerador, onde essa energia elétrica pode ser utilizada tanto em residências urbanas quanto em áreas rurais devido à quantidade de matéria-prima.

Introdução

Atualmente, a maior parte da energia gerada no Brasil atualmente resulta de fontes hidrelétricas. Com o crescente consumo energético mundial está aumentando a possibilidade de investimentos em novas fontes de geração de eletricidade como a solar, eólica, nuclear, geotérmica, e a biomassa que vem ganhando cada vez mais relevância na matriz energética por ser uma fonte de energia renovável e menos poluente.

Um dos grandes problemas resultante da atividade humana é o descarte inadequado dos resíduos sólidos urbanos. Tendo em vista essa problemática a biomassa se torna uma alternativa viável de energia limpa que pode ser obtido através de dejetos de animais e resíduos orgânicos, formando o biogás que pode ser utilizado na geração de energia elétrica através de biodigestores anaeróbicos, utilizando o gás metano (CH4) como principal componente, o gás carbônico (CO2), e pequenas quantidades de gás sulfídrico (H2S) e umidade, produzidos a partir da decomposição de bactérias anaeróbicas , na qual o processo de fermentação tem a finalidade de remoção da matéria orgânica (PECORA, 2006 , apud, PRATI, p. 15,2010).

Os biodigestores são estruturas projetadas e construídas de modo a produzir a degradação da biomassa residual sem que haja qualquer tipo de contato com o ar, proporcionando condições ideais para que as bactérias metanogênicas, altamente consumidoras passem a predominar no meio e provoquem uma degradação mais acelerada da matéria. (JÚNIOR, 2009, apud, SANTOS, JUNIOR, p. 89, 2013). No Brasil grande parte dos biodigestores estão situados no meio rural, onde apresentam grandes benefícios na degradação da matéria orgânica dos currais, redução dos odores, diminuição de moscas na localidade, redução de coliformes superior a 99%, e ainda pode ser utilizado como fonte na produção de biogás como combustível eficiente e reutilizando a matéria orgânica estabilizada como biofertilizante. (METZ, p.11, Lavras 2013).

Autores: Flávia Maria Torres Lima; Rodney Joedson Santos da Silva; Francisco Alves dos Santos; Sara da Silva Barbosa e Jadilson Pereira de Barros.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

AnteriorAnteriorANA e Semarh alinham com demais estados o uso dos recursos hídricos da Bacia do Rio Tocantins
PróximoAmapá se junta a outros estados que se beneficiaram com o novo Marco Legal do SaneamentoPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Lodos gerados nas estações de tratamento de esgotos no Distrito Federal: um estudo de sua aptidão para o condicionamento, utilização e disposição final

1 min de leitura

Nesse contexto, a presente pesquisa objetivou a caracterização dos processos de geração e tratamento e da qualidade do lodo de esgotos gerado em todas as ETEs do DF, com vistas a identificar as alternativas de disposição final que sejam técnica e ambientalmente viáveis.

Aterros do mundo todo liberam muito metano

1 min de leitura

Nosso trabalho demonstra como os satélites complementares permitem a detecção, identificação e monitoramento global de superemissores de metano em nível de instalação.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

Datas

21 e 28 de setembro de 2022.

Com o novo Marco de Saneamento completando um ano, as oportunidades de negócios estão se multiplicando e a carência de novos gestores se evidenciando.

Mais informações »

Parceiros

suez
aquamec
Superbac
DENORA
logo-bioproj
paques-logo-home.jpg
bf-dias
clean environment brasil
Penetron
Conaut
logo-netzsch

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.