saneamento basico

Uso de Bioindicadores no monitoramento da qualidade da água

Resumo

Com o avanço da tecnologia e da globalização há cada vez mais um aumento das atividades antrópicas sobre o meio ambiente. Com relação aos recursos hídricos, sabe se que a qualidade da água é obtida por um conjunto de parâmetros que podem ser medidos por características físicas, químicas e biológicas. Uma das medidas desenvolvidas para melhorar o controle de qualidade hídrico é o biomonitoramento, a técnica utiliza bioindicadores para diagnosticar impactos a saúde do ecossistema e é considerada uma ferramenta importante na administração dos recursos naturais por fornecer informações que podem dar suporte a legislação. Caracterizados por sua variedade de espécies, dinâmica de nutrientes e ciclo de vida longo, os macroinvertebrados bentônicos se destacam e são os mais utilizados em trabalhos de biomonitoramento.

Conhecer e estabelecer novos e melhores bioindicadores de poluição e contaminação da água é de grande importância para facilitar o monitoramento ambiental e torna-lo cada vez mais preciso.

Introdução

O crescimento das cidades nos últimos anos tem sido o principal fator responsável pelo aumento das atividades antrópicas sobre os recursos naturais. Nos dias atuais, já não há praticamente nenhum ecossistema que não tenha sofrido influência direta do homem, resultando assim em perda de hábitats e de biodiversidade (GOULART; CALLISTO, 2003).

Segundo Evaso et al., (1996) o modelo de desenvolvimento econômico predominante na sociedade contemporânea está relacionado com os problemas ambientais que, por sua vez, geram a perda da qualidade ambiental.

Ao longo dos anos observa se uma pressão cada vez maior sobre sistema produtivo para obtenção de matéria prima. O desenvolvimento gerado retorna capital para o sistema produtivo que devolve rejeitos e efluentes, além da degradação do meio ambiente (GOULART; CALLISTO, 2003).

Segundo Machado (S/D), pesquisadores nas suas diversas áreas de ação têm contribuído de maneiras diversas na tentativa de minimizar e solucionar as alterações ambientais que as atividades antrópicas introduziram no planeta.

Com relação à poluição dos ambientes aquáticos, sabe-se que o homem usufrui de forma inconsequente do recurso trazendo consequências significantes já que as atividades antrópicas alteram a dinâmica das comunidades biológicas e por esse motivo, é preciso estabelecer metas para a elaboração de um novo modelo de desenvolvimento e crescimento econômico (SOUZA, 2012).

De acordo com a Agência Nacional de Águas (2009), a qualidade da água é composta pela avaliação de parâmetros de turbidez, resíduo total, fósforo, nitrogênio, temperatura, demanda bioquímica de oxigênio, pH, coliformes termotolerantes, oxigênio dissolvido e índice de qualidade ambiental.

Autoras: Alana de Pontes Danzei e Ilka Schincariol Vercellino.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »