saneamento basico

Bioma cerrado: Relevância no cenário hídrico brasileiro

Resumo

Bioma cerrado – A grande importância do Cerrado no cenário hídrico brasileiro, recebendo inclusive o título de “caixa d’agua do Brasil”, vez que abriga em sua área importantes nascentes de rios que beneficiam oito entre as doze bacias hidrográficas brasileiras. O Cerrado possui seu maior potencial hídrico nos lençóis freáticos, contribuindo para o abastecimento de importantes aquíferos subterrâneos. Os recursos hídricos do Cerrados geram empregos, geram riquezas, sendo que grande parte da produção agropecuária brasileira advém das atividades desenvolvidas nesse Bioma. Pequena parte da área total de seu território encontra-se legalmente protegida com unidades de conservação. A exploração do potencial hídrico do Cerrado, como os recursos hídricos subterrâneos, é utilizada nas usinas hidroelétricas, mas isso leva a perda da biodiversidade, assoreamento, desmatamento, dentre outros impactos socioambientais. Com a resolução n° 32 de 2003, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), para melhor gestão dos recursos hídricos, institui-se a divisão hidrográfica nacional em doze regiões, sendo que oito delas possuem seus afluentes, nascentes ou volume de água, oriundas do Cerrado. Se faz necessária a ampliação de conhecimentos quanto ao comportamento dos processos hidrológicos do Cerrado, com a previsão de impactos das ações antrópicas que podem influenciar o Bioma quanto ao abastecimento de água nas diversas regiões do país.

Autores: Meire Nunes Bandeira e F.Itami Campos.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

LEIA TAMBÉM: NOVA ETA DA SUZANO VAI ATENDER MAIS DE 10 MIL PESSOAS NO PROJETO CERRADO COM ÁGUA TRATADA

 

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »