saneamento basico

Comparação da utilização de biomassa in natura na geração de energia em uma termelétrica de 66 MW

Resumo

A matriz energética mundial está se remodelando, passando a ter uma participação cada vez maior das fontes renováveis, sendo a biomassa considerada a terceira maior fonte de energia do mundo. O trabalho tem por objetivo a confecção dos briquetes 100% de capim jaraguá e da blenda capim/carvão e analisar os resíduos in natura para a produção de energia elétrica em uma usina termelétrica de 66 MW. Uma mistura de 75% capim jaraguá e 25% de finos de carvão foi feita obtendo-se um poder calorifico superior de 21023J/g. Com uma prensa hidráulica efetuou-se a briquetagem das amostras a uma pressão de 15.000 kg/cm3durante um minuto. Por meio da análise química imediata realizada em triplicata, observou-se que a blenda apresentou 10,3% de teor de cinzas e 42,7% de teor de voláteis, resultando em 47% de carbono fixo. No teste de durabilidade obteve-se uma durabilidade de 13% para a blenda e para o briquete de capim jaraguá de 93% de durabilidade. A partir da definição de um modelo matemático de uma usina termoelétrica e análise comparativa entre as biomassas in natura como combustíveis comprovou-se que é viável a utilização de blendas para a geração termelétrica, pois se reduz a quantidade de biomassa utilizada, além de suprir os efeitos negativos da sazonalidade durante o ano com a utilização de resíduos de características elementares semelhantes.

Autor: Emanoel Zinza Junior.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »