saneamento basico

CAESB ETE Melchior | B&F Dias

Implantação de solução total e integrada para aumento de performance

1.Aplicação de sistema de aeração de alta performance

A substituição dos antigos difusores por difusores de bolha fina de membrana alta performance aumentou significativamente a eficiência de transferência de oxigênio (SOTE), reduzindo consumo de energia elétrica e elevando a taxa de remoção de DBO e nutrientes. Os novos difusores operam com baixa perda de carga e alta durabilidade, mesmo em ambientes com elevado teor de sólidos.

2.Sopradores de Mancal Magnético

Instalados novos sopradores centrífugos de última geração, com rolamentos de mancal magnético, que garantem operação isenta de atrito mecânico, maior eficiência energética, menor ruído e maior confiabilidade operacional.Além disso, permitem ajuste fino de vazão de ar, adaptando-se às variações de carga da ETE.

3.Sistema de distribuição de ar

Novos conjuntos de tubulações de distribuição fabricados totalmente em aço inoxidável entre os sopradores até o difusores.

4.Sistema de controle

Novo sistema de monitoramento e controle para oxigênio dissolvido e vazão de ar utilizada, garantindo maior performance e menor consumo de energia.

RESULTADOS

  • Redução do consumo energético específico por kg de DBO removido, com menor custo operacional.
  • Maior estabilidade do processo biológico, mesmo em condições de variações de vazão e carga orgânica.
  • Confiabilidade operacional elevada, graças à redundância e automação dos sopradores de mancal magnético e vazões de ar por difusor adequadas.

DESCRIÇÃO

A Estaçãoa de Tratamento de Esgotos (ETE) Melchior, operada pela CAESB, é uma das maiores unidades de tratamento de esgotos do Distrito Federal, com relevância estratégica para a bacia do Rio Paranoá.

Seu dimensionamento, concepção de processo e operação foram desenvolvidos para atender à crescente demanda populacional da região, com foco no cumprimento rigoroso dos padrões de lançamento de efluentes, conforme exigências do CONAMA e da legislação distrital. A estação é considerada o maior SBR de fluxo constante do país.

A ETE Melchior possui capacidade instalada para tratar aproximadamente 1.200 L/s, atendendo uma população estimada de cerca de 1 milhão de habitantes-equivalentes, abrangendo principalmente áreas como Ceilândia, Taguatinga, Samambaia e parte de Brazlândia.

O sistema de tratamento biológico da ETE Melchior foi concebido visando elevada eficiência de remoção de carga orgânica e nutrientes: O tratamento biológico é baseado no processo de lodos ativados, operando no regime de aeração prolongada por batelada de fluxo constante (SBR). Os reatores biológicos foram projetados com zonas anaeróbias, anóxicas e aeróbias, visando remoção biológica de nutrientes (N e P). O Sistemas de aeração por ar difuso garantem oxigenação adequada, otimizando a eficiência de degradação da matéria orgânica num chamado processo Unitank. A ETE Melchior adota monitoramento em tempo real de parâmetros críticos como DBO5, DQO, sólidos suspensos totais, nitrogênio total, fósforo total e coliformes termotolerantes.

O sistema de automação SCADA permite supervisão, controle remoto e geração de relatórios, otimizando o desempenho e garantindo a conformidade ambiental. A ETE Melchior é peça-chave para a manutenção da qualidade das águas do Lago Paranoá, minimizando a eutrofização. Entre os desafios estão a variabilidade de carga hidráulica e a expansão da capacidade para atender à urbanização acelerada da região.

DESAFIO

Modernização do sistema de aeração por ar difuso e geração de ar otimizando seu consumo energético e capacidade de tratamento sem interrupções significativas no processe de tratamento e aumentando o grau de controle e automação em todo o processo biológico.

Banner Leia na Íntegra

Fonte: B&F Dias


Últimas Notícias: