saneamento basico

Cálculo automatizado de indicadores operacionais de Saneamento utilizando sistemas de informações geográficas

Resumo

Esse trabalho aborda a automatização do processo de cálculo de indicadores operacionais de diversos processos de saneamento, na área da Diretoria Metropolitana da SABESP, iniciado em 2015 pelo Departamento de Planejamento e Desenvolvimento da Metropolitana – MPD. Visa atender a necessidade de sistematizar e automatizar o procedimento de cálculo desses indicadores baseado em procedimentos manuais e na distribuição dos dados geograficamente através do desenvolvimento de uma metodologia de sistema computacional. O objetivo principal do trabalho, é de padronizar, automatizar e disponibilizar por meio de ferramentas de apoio esses indicadores, eliminando com isso o procedimento manual de cálculo, a geração de informações divergentes como também facilitar o gerenciamento e monitoramento dos indicadores.

Introdução

Indicadores são informações que representam determinado evento ou fenômeno que expressam o desempenho de um processo e permite acompanhar sua evolução ao longo do tempo e são utilizados para alcançar resultados desejáveis a estratégia de negócio da empresa. São meios eficazes para medição de status e análise de resultados usados por muitas empresas, diferentes formatos de aplicação de cálculo sugerem formas distintas de utilização para finalidades bem definidas.

O objetivo do trabalho é demonstrar a aplicação da automatização de indicadores dos processos de operação de redes de água e esgoto da Diretoria Metropolitana da SABESP, trabalho este iniciado em 2015 pelo MPD.

Com base nisso, pretende-se atender a uma necessidade de sistematizar e automatizar o procedimento de cálculo de indicadores operacionais, abandonando cálculos manuais, por meio de rotinas e fluxos de trabalho automatizados.

Considerando que, praticamente, todos os dados de entrada são bases desenvolvidas, originalmente, em banco de dados Oracle com disponibilidade através de ftp (protocolo de transferência de arquivo) e de integração com banco de dados espacial que permite a compreensão da distribuição dos dados de certa região geográfica, pode-se, portanto propor uma ferramenta que padronize e automatize o tratamento dos dados na estruturação e desenvolvimento do cálculo e facilite a disponibilização dos indicadores.

Desta forma, o procedimento manual é substituído pela padronização, automatização do cálculo e da formatação, gerando maior eficiência na validação do processo e reduzindo consideravelmente eventuais erros manuais e informações divergentes.

Eventos espaciais atualmente constituem um importante elemento de informação e vem se tornando cada vez mais comuns devido a disponibilidade de Sistema de Informações Geográficas (SIG) e a forma de explicar a distribuição espacial dos problemas e é utilizado para tratar dados com características espaciais com banco de dados geograficamente referenciados.

baixe-aqui

Últimas Notícias: