saneamento basico

Uma abordagem econômica sobre a Coleta de resíduos de usinagem Industrial

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Resumo

As indústrias constantemente passam por adaptações às políticas ambientais vinculadas às suas atividades. Um dos processos mais utilizados na manufatura das indústrias em geral é a usinagem que se aplica em uma linha de montagem de um produto ou de um equipamento que executará uma prestação de serviço provenientes da indústria. Atualmente existe a ênfase no chamado produto ou serviço “verde” que é o resultado dos processos industriais que demonstram a preocupação das organizações com as questões de saúde, segurança e meio ambiente, processo também chamado de “produção limpa” que insere a busca de um planejamento da gestão dos seus resíduos. Por meio desse artigo abordaremos o conceito da gestão de usinagem com base na “produção limpa” com a correta destinação ambiental dos itens de descarte e dos resíduos das operações, que beneficiam tanto os resultados financeiros da empresa quanto atendem as demandas legislativas e contribuem para o bem-estar da sociedade, baseados na administração de uma indústria com ênfase na já referida produção limpa.

Introdução

Uma das práticas adotadas pelas empresas da indústria metalúrgica brasileira é a da terceirização em seus processos de usinagem (Terra Ambiental, 2019), pois além da redução de custos e diminuição da burocracia trabalhista, as empresas que prestam esses serviços por via de regra já detém e executam as regulamentações exigidas no tocante a gestão dos resíduos de sua industrialização, o tratamento econômico adequado para questão esta vinculado ao conceito de sub-produto, visto que são itens que, nascendo de forma normal durante o processo produtivo, possuem mercado formal de venda relativamente estável, tanto no que diz respeito à existência de compradores quanto ao preço. São itens que tem comercialização tão normal quanto os produtos da empresa, mas que representam porção ínfima do faturamento total (MARTINS, 2003).

Visto que prestam serviços geralmente para várias outras empresas que fabricam peças para o mesmo segmento, como, por exemplo, conexões hidráulicas, feitas de bronze ou latão, peças de veículos, feitas de ferro fundido, peças de alumínio e inox, entre outros que necessitam descartar ou transformar seus resíduos de acordo com as normas vigentes (ALEXANDRINI et al., 2011).

Autores: Eduardo Baptista Pereira; Leandro Júnio de Lima; José Marcos Paula Theodoro e Maria Flávia Fabbri de Araujo Espada.

Artigo Completo

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »