saneamento basico
Coleta Resíduos Sólidos RJ

Coleta de resíduos sólidos: estudo de caso na cidade de Campos dos Goytacazes – RJ

Coleta Resíduos Sólidos RJ

Resumo:

Primeiramente o presente trabalho tem como tema a Coleta de resíduos sólidos: estudo de caso em uma cidade do norte fluminense.

Abordará, primeiramente, a importância da coleta seletiva dos resíduos para a promoção do bem estar social e melhoria da paisagem urbana, os impactos gerados na comunidade, sejam eles positivos ou negativos, para depois, verificar como é realizada a coleta de resíduos sólidos na área central, do município de Campos dos Goytacazes.

Este trabalho também pretende conceituar resíduo sólido e realizar estudo de caso sobre descarte, utilizando dados reais por meio de uma interpelação a um grupo de  residentes da área central da cidade. A importância dos programas de coleta seletiva como mediação ao  incentivo a reciclagem.

Utilização de pesquisas, abordando tal tema de forma pontuada através de levantamento bibliográfico específico sobre o assunto, além da análise de dados obtidos nos estudos de caso.

Coleta Resíduos Sólidos RJ

Então a coleta de resíduos sólidos em grande parte dos municípios brasileiros, não é realizado de forma adequada. Então esta problemática é causadora de graves problemas ambientais e sociais, consequências negativas que serão abordadas, no presente artigo, como meio de conscientização.

LEIA TAMBÉM: Iniciativa visa aumentar recolha seletiva do vidro

Contudo dessa forma, consagra-se a proteção constitucional ao meio ambiente e a ordem social. No sentido de promover condições ideais de vida, a população. Mas tal que lhe permita viver em um meio ambiente de qualidade, com dignidade, gozando do bem-estar social.

Autora: Natália Calabaide.

 

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »