saneamento basico

Análise da combustão de biometano a partir de resíduos sólidos urbanos para inserção na rede de gás natural

Resumo

Com o crescimento da população e o aumento da demanda por energia surge a necessidade de desenvolvimento de fontes alternativas energia. O biometano, obtido a partir da purificação do biogás, que pode ser retirado da decomposição resíduos sólidos urbanos, presente em quantidades abundantes em muitas cidades brasileiras, tem se despontado como uma interessante alternativa a fim de complementar a utilização combustíveis gasosos, visto que o principal combustível utilizado atualmente é o gás natural, de origemfóssil e com impactos ambientais negativos em sua extração. Este trabalho promove a análise da viabilidade energética e ambiental da utilização do biometano para a injeção na rede de gás de natural, a partir de ferramentas de simulações computacionais. Os resultados obtidos, indicam que as emissões dos gases da combustão do gás natural e do biometano são praticamente equivalentes e, a diferença nos valores de temperatura de chama entre os combustíveis é de cerca de 7,1%. Assim, a inserção do biometano na rede de gás natural, além de não implicar no aumento de impactos ambientais também não promove perdas significativas nas características energéticas da mistura.

Autores: Harison Franca dos Santos; João Pedro Jenson de Oliveira; Miguel Sales Porto de Sousa; Felipe Augusto Santos; Luis Gonçalves da Silva Junior; Marielle Verger Nardeli; Joice Aparecida Leal de Moura; Clarissa Guimaraes e Miranda; Renivaldo José dos Santos e Leonardo Lataro Paim.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »