saneamento basico

Conservação de água aplicada em uma indústria de cosméticos

Resumo

Já é notório o risco de escassez de água em algumas regiões do planeta e diante do cenário de crescimento populacional e econômico, a gestão da água passa a ser um desafio gerencial a ser considerado pelas empresas. A água na indústria de cosméticos é fundamental nos processos de lavagem e resfriamento e é incorporada nos produtos. Este estudo de caso avaliou os resultados da aplicação de duas metodologias para conservação de água e otimização do sistema de lavagem em uma indústria de cosméticos durante o ano de 2015. Um Plano de Conservação e Reuso de Água foi adotado para identificar os pontos críticos de consumo de água e oportunidades de melhoria nos processos, e na atividade de lavagem de cubas foi aplicado o método de Otimização do Sistema de Lavagem. Foi observado redução no consumo de água da fábrica com redução significativa de cerca de 59% na lavagem de cubas e tambores. Esses resultados indicaram que a adoção de programas de conservação e reuso de água nas indústrias devem ser incentivados de modo a aprimorar os processos produtivos, tornando-os mais sustentáveis.

Introdução

Já é claro o risco de escassez de água em algumas regiões do planeta, e diante do cenário de crescimento populacional e econômico, a gestão da água se torna um desafio gerencial a ser considerado pelas empresas. Estima-se que em 2030 o planeta enfrente 40% de déficit global de água em um cenário crítico proposto pelo Water Resources Group (2009).

No Brasil, 75% do uso da água é destinado para a agricultura, 10% para abastecimento humano e 6% para uso industrial, conforme dados da ANA (2015). Indústrias, dependendo do segmento, são grandes usuários, além de serem responsáveis pelo lançamento de efluentes com elevada carga de poluentes comprometendo assim a qualidade dos recursos hídricos.

A água na indústria de cosméticos é fundamental nos processos de lavagem e resfriamento e é, em grande parte, incorporada aos produtos. O incremento na demanda e a redução da oferta de água superficial e subterrânea configura um cenário de vulnerabilidade hídrica. Entretanto, o setor industrial detém recursos e tecnologias disponíveis para remodelar seus processos, consumindo menos água e produzindo de maneira mais eficiente e sustentável.

Por essa razão, é importante o estudo acerca de metodologias para conservação de água na indústria a fim de otimizar o uso desse recurso fundamental aos processos industrias; em particular, no setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, no qual o Brasil ocupa posição estratégica em relação ao mercado mundial segundo panorama da ABHIPEC (2016).

Por esse motivo, este estudo foi realizado em uma indústria desse segmento no Estado do Rio de Janeiro. Para preservar dados confidenciais da empresa analisada, não será citado o nome da indústria objeto do estudo. A indústria em questão será denominada ao longo do texto como Indústria A.

Autores: Raíza Bento Barrozo Morete e Geraldo André Thurler Fontoura.

baixe-aqui

Últimas Notícias: