saneamento basico

Diagnóstico da Contaminação do Solo por Metais Tóxicos Provenientes de Resíduos Sólidos Urbanos e a Influência da Matéria Orgânica

Resumo

Nos últimos anos, a eliminação de resíduos sólidos urbanos (RSU) nos locais inadequados vem crescendo no Brasil. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar a contaminação pelos metais chumbo, cádmio, cobre, manganês, cromo, ferro, níquel, cobalto e zinco e sua relação com a matéria orgânica (MO) do solo nas proximidades do lixão da cidade de Iguatu, Ceará. Foram coletadas 8 amostras de solo na camada de 0 a 0,20m de profundidade. O pH foi realizado em água destilada, a MO pela oxidação via úmida com dicromato de potássio. Extração dos metais foi realizada via digestão ácida e sua quantificação por espectrometria de absorção atômica. Os resultados foram comparados com os valores orientadores no solo estabelecidos pela Resolução CONAMA 430/2009. Análises das amostras de solo mostraram níveis de Cr <Mn <Pb <Cu <Zn <Fe. A correlação de Pearson mostrou que Zn, Mn e Fe estavam relacionados com a matéria orgânica do solo. Valores Cu, Zn e Pb foram encontrados em níveis acima do estabelecido pela legislação, criando risco de contaminação na região.

Introdução

Um dos grandes problemas socioambientais enfrentado pela humanidade nos dias atuais consiste na disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos (RSU). Este problema vem se agravando, devido aos avanços tecnológicos e à crescente globalização estimulando o capitalismo na produção de bens de consumo duráveis e não duráveis.

A produção per capita de RSU em 2014 no Brasil foi de 387,63 Kg/hab/ano. O número de resíduos destinados em locais inapropriados, como lixões ou aterros controlados é preocupante: cerca de 29,659 milhões de toneladas/ano (42,6 %).1 No Estado do Ceará cerca de 85% dos municípios tem destinado seus resíduos a lixões, vazadouros a céu aberto.

A Lei nº 12.305/2010 estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que dentre os objetivos, destaca-se o gerenciamento e gestão dos RSU no Brasil.3 Esse gerenciamento está relacionado à coleta e destino final adequado do lixo, em aterros sanitários. Porém muitos municípios ainda necessitam adequar-se à nova política.

Autores: Milhome, M. A. L.;* Holanda, J. W. B.; de Araújo Neto, J. R.; do
Nascimento, R. F.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »