saneamento basico

Contrato de desobstrução de esgotos por desempenho

Resumo

Este trabalho apresenta as principais características do Contrato de Desobstrução de Esgotos por Desempenho para o atendimento às necessidades da Diretoria Metropolitana da Sabesp. Este tipo de Contratação busca a melhoria da qualidade do serviço prestado, redução dos prazos de atendimento e aumento da satisfação do cliente. Os resultados demonstrados permitem uma boa avaliação do impacto desse modelo de contratação nos serviços de desobstrução de esgotos.

Introdução

O Contrato de Desobstrução de Esgotos por Desempenho apresenta como principais modificações, em relação a contratos anteriores, a gestão do contrato e a remuneração das contratadas, e visa reduzir o numero de intervenções e reclamações de clientes quanto ao sistema de coleta de esgoto, através de diagnóstico das áreas críticas em termos operacionais, e o prognóstico das ações corretivas e preventivas necessárias, otimizando os custos de manutenção corretiva, gerando confiabilidade operacional e promovendo positivamente a imagem da Sabesp.

O sistema de coleta de esgoto sanitário na Região Metropolitana, devido as suas peculiaridades, apresenta pontos onde as ocorrências de manutenção corretiva se sobrepõem, trazendo a necessidade de soluções inovadoras para o equacionamento dos problemas.

Atender aos clientes da Sabesp com qualidade e eficiência, somente será possível mediante ações (obras e serviços) que compatibilizem a operação do sistema ao projeto executivo, qual seja a coleta e o afastamento dos esgotos dos domicílios, conduzindo-os as ETEs, sem qualquer interrupção, evitando contato humano e situações que comprometam a salubridade ambiental e ocasionem riscos a saúde.

Autores: Benemar Movikawa Tarifa; Nilton Zaniboni; Wilson Roberto dos Santos; Valdemir Viana de Freitas e Amarildo Miguel.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Da lei à realidade desafios do saneamento básico no Brasil (1)

Da lei à realidade: desafios do saneamento básico no Brasil

Mesmo com novo marco, saneamento universal avança lentamente e pressiona saúde pública, meio ambiente e infraestrutura urbana. O Marco Legal do Saneamento define metas importantes para o Brasil: até 2033, 99% da população deve ter acesso à água potável e 90% deve contar com coleta e tratamento de esgoto.

Leia mais »