saneamento basico

Os desafios da gestão de projetos no setor público: estudo de caso do serviço autônomo de água e esgotos de Mogi Mirim/SP com foco no gerenciamento de riscos (estudo de caso)

Resumo

Através deste artigo pretende-se refletir sobre a necessidade de implantação da gestão de projetos em obras públicas. Com o tema proposto pretende-se questionar sobre a importância especificamente da gestão de riscos dentro da gestão de projetos e a sua influência no sucesso ou fracasso de um projeto. A hipótese levantada seria de que a correta gestão de riscos dentro de um projeto é fundamental para prevenir ou eliminar problemas quais poderão surgir durante a sua execução. Através da pesquisa de estudo de caso do Projeto “Otimização do Sistema de Abastecimento do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Mogi Mirim”, concluiu-se que a hipótese levantada foi confirmada, pois o levantamento dos riscos quais poderão ocorrer durante o projeto antecipou diversos problemas que poderiam interferir negativamente no sucesso do projeto. Podendo assim esses riscos ser evitados, corrigidos ou sanados antes mesmo de ocorrerem.

Introdução

A infraestrutura no Brasil passou por um momento de amplo crescimento com fortes investimentos governamentais para isso. Com o início das obras começaram os problemas de não cumprimento dos prazos estabelecidos, necessidade de aditivos de prazos e valores, estourando os orçamentos inicialmente previstos, necessidades de alterações de projetos, etc.

O Gerente de Projetos é o profissional alocado para gerenciar o projeto a ser concebido e/ou em andamento. É atividade intrínseca do gerente de projeto o cumprimento dos cronogramas e das premissas do projeto. O setor público ainda é muito falho a presença desse profissional conhecimento teórico de projetos, assim este artigo visa à apresentação e discussão do projeto de “Otimização do Sistema de Abastecimento do Município de Mogi Mirim”, focando o item “gestão de riscos”.

Autores: Gustavo Henrique Assis Borim.

baixe-aqui

Últimas Notícias: