Desafios Reúso Água Regional
Resumo:
Eventos de escassez hídrica estão ocorrendo com maior frequência e intensidade ao redor do mundo. Agravados pelas mudanças climáticas, pelo crescimento da densidade populacional e pelo aumento do consumo de água.
Nesse contexto, o reúso de água advinda de estações de tratamento de efluentes sanitários representa uma prática importante.
Em vários países, o reúso já vem sendo praticado de forma regulamentada, controlada e segura. Todavia, em países em desenvolvimento, como o Brasil, pode-se considerar que essa ainda é uma prática pouco adotada. Mas nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo avaliar as potencialidades e os desafios para o reúso de água na Região Hidrográfica nº 10 de Santa Catarina (RH10/SC), que é a região hidrográfica do estado com maior vulnerabilidade hídrica.
Então para o desenvolvimento da pesquisa foi estabelecido um Plano de Execução Sistemático da Pesquisa (PESP) em sete etapas e que estabeleceu a metodologia da pesquisa.
LEIA TAMBÉM: AdDP: inovação e eficiência hídrica na gestão da água
Contudo o potencial de produção de água de reúso foi verificado para um cenário atual a partir das informações obtidas das ETE em operação na região. Para um cenário tendencial futuro considerando que 90% da população urbana na região serão atendidas com coleta e tratamento de efluentes até 2033.
Desafios Reúso Água Regional
Portanto visando avaliar a percepção local sobre as perspectivas para o reúso de água na RH10/SC, foi realizada uma análise SWOT/PESTLE.
Um questionário eletrônico semiestruturado foi aplicado a um conjunto de 18 instituições e especialistas identificados como partes interessadas. Mas os resultados foram consolidados em uma matriz que destacou os aspectos considerados mais relevantes como pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças ao reúso de água na região.
Autor: Rodrigo Silva Maestri.