saneamento basico

Avaliação de desempenho operacional de ETAR urbanas

Resumo

Os principais desafios actuais da gestão de estações de tratamento de águas residuais (ETAR) urbanas são o cumprimento dos requisitos de descarga, da água para reutilização e das lamas para valorização, a optimização da utilização de recursos e a diminuição da pegada ecológica. Para responder positivamente a estes desafios, as entidades gestoras devem estabelecer objectivos e metas claras, implementar processos de gestão de acordo com as melhores práticas, e apostar na auto-avaliação. Neste contexto, foi recentemente desenvolvido um sistema de avaliação de desempenho de ETAR urbanas.

Nesta comunicação, apresenta-se a componente operacional desse sistema, que avalia, através de índices de desempenho que incorporam juízos de valor, a Eficiência de remoção e o Funcionamento dos órgãos de cada operação/processo unitário ou etapa do tratamento e a Qualidade da água residual tratada. Pormenorizam-se aspectos associados à identificação das variáveis de estado e à construção das funções de desempenho necessárias ao cálculo dos índices e apresentam-se resultados da aplicação a um caso de estudo.

Os resultados obtidos permitem concluir que o sistema desenvolvido constitui um instrumento útil para a gestão de ETAR, na medida em que traduz de forma objectiva o desempenho operacional da instalação e identifica parâmetros-chave de funcionamento que condicionam a eficiência (de remoção e económica) de cada etapa do tratamento e a eficácia global da ETAR, ou seja, a qualidade do produto final – água residual para descarga e/ou reutilização.

Autores: Sílvia QUADROS; Maria João ROSA; Helena ALEGRE; Catarina SILVA; Pedro RAMALHO.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »