saneamento basico
Drenagem Urbana no Brasil

Precisamos desenterrar a drenagem urbana no Brasil

Drenagem Urbana no Brasil

Resumo

De tempos em tempos, é um exercício interessante buscar informações no acervo histórico da Revista DAE, periódico de engenharia sanitária mais antigo do Brasil.

Quem um dia se propor a esse exercício pode se deparar com um artigo intitulado Urbanismo e Saneamento, escrito em 1937 pelo engenheiro Hippolyto da Silva.

Nele, Silva (1937) discute a relação entre urbanismo e saneamento, mais especificamente entre urbanismo e drenagem de águas pluviais.

Drenagem Urbana no Brasil

No Brasil, a drenagem e o manejo de águas pluviais urbanas são os componentes mais marginalizados do saneamento básico e não são poucas as vezes em que são chamados de “patinhos feios” ou “primos pobres” das infraestruturas sanitárias.

Além disso, gira em torno desses componentes um discurso recorrente e incômodo que associa a baixa valorização desses sistemas à sazonalidade do seu funcionamento.

E à sua baixa visibilidade, uma vez que os seus componentes, em geral, são enterrados.

Autor: Alesi Teixeira Mendes.

LEIO O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »