saneamento basico

Proposta para acelerar a despoluição dos rios e reservatórios da Bacia do Alto Tietê

Mauro Coutinho

Diretor da Centroprojekt do Brasil

Esta proposta visa acelerar a despoluição dos rios e reservatórios da Bacia do Alto Tietê e assim mantê-los, de forma sustentável.

Não contraria a Constituição nem a Lei 11.445/2007 e os princípios fundamentais do Plano Nacional de Saneamento – PLANSAB, nem pressupõe alterações na organização atual das decisões sobre políticas, programas e projetos na área de Saneamento, Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Mas pretende prover ferramenta forte para a execução dos programas e projetos nestas áreas, especificamente na Bacia do Alto Tietê.

Ainda assim, provavelmente, as maiores dificuldades para sua implementação são de ordem institucional e, possivelmente, legal. Mas acreditamos que a sua viabilização política, institucional e legal, pode ser a forma mais econômica e rápida de atingir os objetivos de Saneamento e Meio Ambiente na região da Bacia do Alto Tietê.

Considera que os grandes investimentos “estruturais” já foram feitos, como os interceptores principais para coleta dos esgotos e as manobras das águas para e do Reservatório Billings (que se encontram substancialmente ociosas há muito tempo).

Não pretende substituir os diversos programas em desenvolvimento ou já executados parcialmente, por entidades governamentais e não governamentais, mas sim contribuir para prover a ferramenta adequada para aplicação direta das ideias e recursos da Sociedade, de forma muito eficiente, potencializando sua execução.

baixe-aqui

Últimas Notícias:

Cinturão das Águas avança e se consolida como a maior obra de transferência hídrica estadual do Brasil com investimento de R$ 800 milhões

O Cinturão das Águas do Ceará, principal obra de transferência hídrica estadual do Brasil, avança em ritmo acelerado e já alcança 91% de execução, com previsão de conclusão para junho de 2026, consolidando-se como iniciativa estratégica para a segurança hídrica do Nordeste ao integrar reservatórios, reforçar o abastecimento humano e ampliar a oferta de água para milhões de pessoas em parceria entre o Governo Federal e o Governo do Ceará.

Leia mais »