saneamento basico

Diagnóstico Digital 2020 do Setor de Saneamento no Brasil

Resumo

A Secretaria Nacional de Saneamento (SNS) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) cooperam no “Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água – Fase 2” (ProEESA 2). A coordenação do lado alemão está a cargo da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável/Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ), sendo a entidade executora a empresa de consultoria AKUT.

A cooperação no âmbito deste projeto teve início em 2016 com o ProEESA fase 1. Em agosto 2019, iniciou-se o ProEESA, fase 2, o qual tem prazo para conclusão prevista para novembro de 2021.

O ProEESA 2 visa atuar na melhoria das condições para implantação de medidas de eficiência energética nos prestadores de serviços de saneamento, por meio de ações junto às entidades reguladoras do setor. Pretende-se, a médio prazo, alcançar reduções significativas nas despesas com energia elétrica (custos evitados), nos consumos energéticos e nas perdas de água, com inerentes melhorias na conservação das redes de distribuição e nas instalações de bombeamento.

Especificamente, o ProEESA 2 tem como indicador de projeto a elaboração de uma proposta visando a eficiência energética considerando procedimentos digitais (Output D.2). No entanto, a eficiência (energética, entre outros tipos de eficiência) é um assunto transversal, motivo pelo qual o ProEESA 2 realizou uma pesquisa mais ampla, tentando capturar práticas nos prestadores que se consideram pré-requisitos de gestão melhorada nos prestadores que permitam acessar ganhos de eficiência.

Autores: Rita Cavaleiro de Ferreira, Fernando Finger, Rebecca Mendes.

Artigo Completo 

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »