saneamento basico

Gestão do processo de produção e distribuição eficiente de Água: um comparativo entre o conhecimento científico e o Mercado

Resumo

O presente artigo visa verificar qual é o perfil das publicações sobre distribuição e perdas de águas, utilizando os indicadores considerados mais relevantes, a partir do que é descrito pela produção acadêmica sobre a gestão de recursos hídricos, distribuição e perda de água. A pesquisa em questão faz a correlação entre os indicadores descritos como relevantes nos 33 artigos escolhidos por meios bibliométricos e o que ocorre nas empresas que trabalham com distribuição de água e a aderência entre eles. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os artigos acadêmicos publicados referentes ao tema, com base no Portal SCOPUS, utilizando o método análise bibliométrica.

A partir dos indicadores achados nos artigos selecionados foi feita uma comparação com opinião de especialistas através de pesquisa desenvolvida com grupo focal especializado em gestão de recursos hídricos, demonstrando qual a correlação entre o que as empresas praticam e o material acadêmico, comparativo esse que gerou níveis de aderência muito relevantes, uma vez que os indicadores considerados relevantes pela literatura, também o são considerados pelos especialistas em gestão de recursos hídricos. A partir dessa correlação, surgem sugestões de mudanças na gestão, demonstrando quais os indicadores são considerados relevantes para redução de perdas levando em consideração o comparativo entre o universo empresarial e o acadêmico.

Introdução

gestão adequada da água propociona a melhor utilização deste recurso tão valioso, visto que é uma necessidade básica e fundamental à vida. A distribuição e perda da água fazem parte do processo de produção. A perda decorrente de problemas técnicos e culturais, envolvendo todo o ciclo da água, desde de sua captação enquanto água bruta, sua fase de tratamento e todo o processo que envolve a distribuição até o consumidor final é um fator de preocupação na gestão de água. Segundo GUTIERREZ et al. (2017), os três prismas, ambiental, econômico e social, são os mais relevantes desse processo, visto que geram impacto ao meio-ambiente através da melhoria do processo de renovação das fontes de água, bem como diminuindo seu desperdício.

A contribuição científica a que este trabalho se propõe é o de identificar o perfil dos estudos científicos sobre gestão de recursos hídricos, perda e distribuição de água potável no Brasil, analisando indicadores citados como relevantes pela bibliografia para, através de um grupo focal composto por 10 especialistas, verificar a importância atribuída por estes a cada um dos indicadores.

Autores: André Gustavo Fonseca e Sérgio Luiz Braga França, D.

Artigo Completo 

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »