saneamento basico

Avaliação da ecoeficiência da produção de biometano via biogás

Resumo

A sustentabilidade é um tema cada vez mais discutido e almejado por empresas e líderes globais. Esse fato é facilmente justificado pela necessidade de se estabelecer uma relação harmônica entre a humanidade e a natureza sem, no entanto, impactar negativamente a produção e o desenvolvimento dos países. Assim, diversas formas de energias alternativas vêm ganhando notoriedade nas últimas décadas, em especial a biomassa gerada em aterros sanitários. Desse modo, aumentar o uso do biogás proveniente desses espaços tem como principal benefício a transformação do que antes era um passivo ambiental em ativo energético. Nesse contexto, o presente trabalho propõe o estudo da ecoeficiência do processo de beneficiamento do biogás, gerado em aterros sanitários. Para isso, diferentes cenários de composição foram considerados, para a produção de biometano e CO2 líquidos via simulação computacional, utilizando o software Aspen Hysys 2.2. Realizou-se, então, a simulação dos casos propostos, assim como uma análise de sensibilidade visando determinar as condições operacionais mais adequadas para a obtenção, com menores gastos energéticos, de um produto que possa ser caracterizado e comercializado como biometano. Somado a isso, a planta de utilidades necessária à operação do processo foi desenvolvida e simulada, possibilitando o cálculo dos ecoindicadores associados a cada caso e objetivando contabilizar os impactos ambientais e econômicos através dos indicadores de emissão de CO2, consumo de água e dos custos específicos de utilidades. As simulações dos cenários propostos nas condições aprimoradas resultaram em reduções de até 79,59%, 64,27% e 62,50% dos indicadores de consumo de água, custo e emissão de CO2, respectivamente, para o cenário que considera o biogás de composição mínima de CH4. Somado a isso, os valores calculados para o Índice Comparativo de Ecoeficiência (ICE) e as áreas associadas aos gráficos de radar construídos confirmaram a constatação de que os cenários aprimorados possuem um ganho considerável em ecoeficiência com relação aos processos simulados nas condições do artigo base, atingindose valores de ICE de 86,58% e 90,85% para os casos BAT aprimorado e BMin aprimorado, respectivamente.

Autores: GIULIA ALFRADIQUE AITA GUIMARÃES; MARIA EDUARDA DE CARVALHO DUNCAN; MATHEUS ANTONIO GORGES LEANDRO DE ALMEIDA LIMA.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA


LEIA TAMBÉM: Afinal, de onde vêm as emissões de gases de efeito estufa no Brasil?
Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »