saneamento basico

Análise da eficiência do sistema de drenagem de Paulistânia-SP

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar a eficiência do sistema de drenagem do município de Paulistânia/SP e propor intervenções sustentáveis e de infraestrutura. Sendo assim, o município, localizado no interior de São Paulo, sofre com alguns problemas de escoamento superficial, tornando necessário uma investigação mais detalhada. A drenagem urbana tem grande importância na qualidade de vida e bem estar da população, em paralelo com cuidados com saúde, segurança e meio ambiente.

Análise da eficiência do sistema de drenagem de Paulistânia-SP

Com intuito de explorar a performance do sistema, foi realizada uma análise por meio de um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa, utilizando portanto técnicas de dimensionamento convencionais e sua associação com ferramentas espaciais. Os resultados mostraram que o sistema de drenagem do município não é eficiente em sua totalidade. Algumas áreas de contribuição necessitam de intervenção, pois o sistema é ineficiente (não suportam toda a vazão necessária) ou inexistente.

São apresentadas algumas soluções para aliviar o escoamento superficial por meio da implantação de novas tubulações de descarga com indicação do diâmetro necessário. Assim como alternativas sustentáveis como posicionamento de novos dispositivos de captação e aplicação de áreas permeáveis.

A cidade de Paulistânia está localizada na foz do Córrego do Pinheirinho, afluente do Córrego São Jerônimo, importante no rio da bacia do Médio Paranapanema, no qual estão localizados o Rio Turvo, Córrego da Ventania, Ribeirão do Limoeiro, Córrego da Corredeira, Córrego São Jerônimo e Córrego Água do Macaco (Prefeitura Municipal de Paulistânia, 2011).

Segundo o Censo de 2010 do IBGE, a cidade localizada no interior de São Paulo, fazendo divisa com as cidades de Cabrália Paulista, Piratininga, Agudos, Espírito Santo do Turvo e Duartina, entre o rio Paranapanema e o rio Tietê, possui 1.779 habitantes, 70% da sua população vive na área urbana, possui uma área de 256,178 km² e uma densidade demográfica de 6,93 hab/km². A cidade possui 63,4% de domicílios com esgotamento sanitário adequado. Também, 95,8% de domicílios com arborização e 37,4% de domicílios com urbanização adequada que engloba a presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Autores: Ana Júlia da Silva Garcia, Maria Luiza do Nascimento Zaparolli, Ana Maria Taddei Cardoso de Barros

 

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »