saneamento basico

Empreendedorismo social e reciclagem de tambores de óleo

O presente estudo tem como objetivo relatar o projeto de construção do Trenzinho da Alegria, por meio da reciclagem de tambores de óleo. Como uma iniciativa empresarial para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Araguaína, Tocantins. A pesquisa utilizou- se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso.

A construção do Trenzinho da Alegria ocorreu na própria casa do empresário, por meio de doações e compras de tambores de óleo usados de empresas da região. Dessa forma, a análise das características internas e externas da empresa identificou o projeto como potencializador de iniciativas de reciclagem na região.

Empreendedorismo social e reciclagem de tambores de óleo

Como oportunidade foi identificada a expansão do mercado social e ambientalmente responsável, que visa integrar a sociedade em suas diversas necessidades. Por outro lado, um ambiente burocrático e de difícil acesso às matérias-primas representam uma ameaça para o negócio.

Pode-se dizer que esse tipo de iniciativa possui um grande potencial de mercado, com grandes marcas buscando se associar a esse tipo de negócio ambientalmente correto, embora o ambiente externo ainda apresente algumas dificuldades a serem superadas, principalmente por empresas de pequeno porte e sem um sofisticado planejamento.

Autora: WÁTINA MARA DE JESUS AGUIAR.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

Só sete Estados devem universalizar esgoto até 2033

Em 2033, apenas sete das 27 Unidades Federativas brasileiras deverão atingir a universalização dos serviços de esgoto. No caso da distribuição de água, a perspectiva melhora, mas nem 60% dos Estados deverão alcançar a meta: 15 deles farão a universalização até lá, segundo projeção da Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base).

Leia mais »