saneamento basico

Enchentes, enxurradas e deslizamentos podem ter solução: entenda como (2022)

Resumo

As tragédias decorrentes das chuvas intensas do dia 15 de fevereiro em Petrópolis (RJ) deixaram vítimas fatais e mais de 1,1 mil pessoas desabrigadas. Em busca de soluções para evitar acidentes, um relatório da Escola Politécnica (Poli) da USP declara que pesquisadores desenvolveram um novo tipo de cobertura porosa capaz de absorver e reter as águas das chuvas, reduzindo os riscos de enchentes e enxurradas. “A água infiltrada passa pelas camadas de revestimento, acumula-se na base do pavimento e sai pelos drenos, reduzindo o impacto da impermeabilização causado pela pavimentação convencional das ruas e estradas”, explica José Rodolfo Scarati Martins, professor do Departamento de Engenharia Hidráulica da Poli e um dos coordenadores do trabalho. Os experimentos indicam que a capacidade de amortecimento média do novo pavimento permeável, considerando eventos de maior e menor intensidade, é de cerca de 50%.

Autor: José Rodolfo Scarati Martins.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »