Empresa Brasileira Tecnologia Sustentável
A Engeper Ambiental e Perfurações foi reconhecida na quarta-feira (8) pelo Pacto Global – Rede Brasil, iniciativa da ONU para promover a sustentabilidade corporativa, durante cerimônia no Fórum Ambição 2030, realizado no Teatro Santander, em São Paulo.
A empresa venceu na categoria Acesso à Água Potável e Saneamento do Movimento +Água com o case “Eletrodiálise reversa, o case de sucesso da Engeper no tratamento e recuperação máxima de efluentes industriais”, tecnologia que permite o reúso de até 95% da água com baixo consumo energético.
A eletrodiálise reversa é uma solução inovadora para o reuso de efluentes industriais, com vantagens como alta taxa de recuperação hídrica. Baixo impacto ambiental e eficiência energética. Segundo estudo da Engeper, aplicada ao setor de bebidas, a tecnologia reduziu em 90% a condutividade da água, em 97% os níveis de cloreto e em 96% o magnésio.
O sistema também apresentou resultados expressivos na remoção de cálcio, sódio, sulfato e alcalinidade total, otimizando os processos industriais e reduzindo custos operacionais. Quando associada à tecnologia de osmose reversa, neste cenário a Eletrodiálise Reversa reciperou 80% do volume de permeado que estava sendo descartado.
Fundada em 2009, a Engeper Ambiental é referência nacional em gestão hídrica 360°, com mais de 45 anos de experiência acumulada no setor. A diretora de Novos Negócios e Sustentabilidade, Lorena Zapata, representou a empresa na premiação. “Esse prêmio certifica que nossa tecnologia de eletrodiálise reversa, além de eficiente, está diretamente alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 6, promovendo reuso da água na prática e contribuindo com a segurança hídrica de forma concreta”, comenta Lorena Zapata.
Empresa Brasileira Tecnologia Sustentável
A premiação integra a estratégia Ambição 2030, do Pacto Global – Rede Brasil. Reúne mais de 2 mil participantes e propõe ações concretas em 10 Movimentos ligados a temas como clima, direitos humanos e transparência.
“Estamos no que o secretário-geral da ONU chama de Década da Ação. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, embora ainda tenhamos um bom percurso pela frente”, afirma Mônica Gregori, diretora de Impacto do Pacto Global – Rede Brasil.
Com mais de 45 anos de expertise em perfurações e mais de 25 anos de expertise de implantação da EDR no país. A Engeper Ambiental e Perfurações é uma empresa familiar brasileira, especializada em soluções completas de gestão hídrica da captação ao reúso.