Empresas Uso Inteligente Água
Resumo:
A Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas) declarou escassez hídrica quantitativa na Bacia do Alto Tietê e na porção paulista da Bacia do Rio Piracicaba.
A medida integra o Protocolo de Escassez Hídrica (Deliberação SP-ÁGUAS 10/2025) e busca reduzir os impactos da redução dos níveis de água para as principais regiões metropolitanas do Estado — São Paulo e Campinas.
Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), embora a deliberação não imponha restrições imediatas às empresas, o momento exige atenção e planejamento.
A Entidade, que integra o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT), acompanha o cenário e adverte o setor produtivo para a necessidade de revisão dos processos de uso da água e a adoção de fontes alternativas, como reúso e captação de água da chuva.
“É fundamental que sindicatos e empresários se antecipem. O uso racional da água deve ser incorporado à rotina dos negócios como estratégia de sustentabilidade e de redução de custos”, afirma Cristiane Cortez, assessora do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP.