saneamento basico

Espécies Vegetais Recomendadas para Cortinamento em Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) na Região Noroeste do Rio Grande do Sul

Resumo

Esta publicação reúne espécies vegetais nativas e exóticas recomendadas para uso em projetos de cortinamento em Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) situadas na região Noroeste do Rio Grande do Sul, com ênfase à região fisiográfica das Missões. É oriunda de um projeto da Embrapa no âmbito do convênio firmado entre a Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN, Embrapa Clima Temperado e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal – FAPEG. Este convênio, dentre vários temas, está desenvolvendo subsídios técnicos para o cortinamento vegetal das ETEs operadas por aquela companhia, com o propósito de aumentar a sustentabilidade ambiental na operação de estações de tratamento de água e esgoto.

A implantação de cortinas vegetais integradas a ETEs tem como propósito melhorar o paisagismo do local, mas também diminuir o impacto de sua operação junto às comunidades do entorno, ao reduzir a percepção do odor e o impacto visual gerados pelo empreendimento. Para isto é necessário selecionar espécies nativas ou exóticas que, além do rápido crescimento, apresentem características arquitetônicas e estéticas que potencializem essas estruturas verdes como barreiras capazes de minimizar os impactos paisagísticos e sensoriais gerados. Nesse sentido, é fundamental a correta escolha das espécies e a verificação da sua adaptação às condições ambientais locais, além do atendimento às necessidades de manutenção dos plantios.

Esta publicação atende a meta 6.6, ”até 2020, proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos”, do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”. Além disso, também contempla a meta 3.9, ”até 2030, reduzir substancialmente o número de mortes e doenças por produtos químicos perigosos e por contaminação e poluição do ar, da água e do solo” do ODS 3, o qual visa “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.

Com a finalidade de orientar profissionais dos setores público e privado no noroeste do estado do Rio Grande Sul, atuantes na implantação de cortinas vegetais, esta cartilha disponibiliza informações sobre um conjunto de 26 espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas apropriadas para uso nesta região. Para cada uma delas são apresentadas fotos, descrição botânica, aspectos ecológicos, fenologia, ocorrência natural e recomendações para produção de mudas e uso em cortinamentos vegetais.

Autores: Adalberto Koiti Miura; Günter Timm Beskow Ana Beatriz Devantier Henzel; Daiana Fonseca Bierhals; Martin Molz; Gustavo Crizel Gomes; Viviane Spiering; Henrique Noguez da Cunha; Rodrigo de Oliveira Siqueira; Letícia Penno de Sousa e Ernestino de Souza Gomes Guarino.

LEIA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Engeper Convenção Exclusiva

Engeper: Convenção Exclusiva 2024

A Convenção Exclusiva Engeper 2024, realizada em 21 de março em nossa fábrica de Eletrodiálise Reversa em Garça-SP, foi um evento memorável que reuniu especialistas, líderes e profissionais do setor de gestão hídrica para um dia de imersão em soluções inovadoras e networking de alto nível.

Leia mais »