saneamento basico

Uma estratégia ecológica e de baixo custo para a desfluoração das águas subterrâneas: Adsorção de flúor sobre lodos calcinadas

RESUMO

 

O excesso de flúor (F- ) na água para abastecimento humano é grave para a saúde humana. A concentração recomendada de  F- pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 1,5 mg L-1. Várias fontes de águas subterrâneas em todo o mundo contêm concentrações elevadas de F-, e requerem tratamento antes do consumo humano. O trabalho desenvolveu uma estratégia ecológica e de baixo custo para a desfluoração das águas subterrâneas, ou seja, a adsorção de lodo calcinado. Esta estratégia foi eficiente a pH de 5,5 e utilizando 5 g L-1 de lodos calcinadas. As águas subterrâneas atingiram a norma da OMS dentro de 60 minutos. O modelo cinético de pseudo-ordem de segundos obteve um melhor ajuste aos dados experimentais. A curva de equilíbrio em 25 ◦C foi melhor representada pelo modelo “Toth”. O máximo a capacidade de adsorção era de 2,04 mg g-1. Por conseguinte, a adsorção utilizando lodos calcinados pode ser considerada como uma estratégia ecológica e de baixo custo para a desfluoração das águas subterrâneas.

Autores: Renata S. Pigatto, Dison S.P. Franco, Matias S. Netto, Elvis Carissimi, Luis F.S. Oliveira, Sérgio L. Jahn, Guilherme L. Dotto.

Artigo Completo

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »