saneamento basico

Proposição de uma ferramenta de análise computacional na forma de check-list visando o combate às perdas aparentes

Resumo

Este trabalho está relacionado com o combate às perdas aparentes de água potável, por meio do uso de uma ferramenta de análise computacional, alimentada por quatro entradas diferentes: dois bancos de dados, uma inspeção visual com teste no hidrômetro, no lado externo do domicilio e uma inspeção com testes no interior do domicilio. Esse trabalho foi iniciado em janeiro de 2018 e está sendo realizado na rede de distribuição de água da região urbana da cidade de Itabirito, no estado de Minas Gerais, município atendido atualmente pela autarquia SAAE ITABIRITO. A principal motivação inicial para realizar este trabalho, foi a constatação de um alto nível de informação difusa e sem um caráter gerencial nos bancos de dados e inspeções acima citadas. Em termos práticos pode-se dizer que essa informação difusa não levava a uma tomada de decisão eficaz em campo, logo, estava ali uma grande oportunidade de criar uma ferramenta computacional que fosse capaz de reunir e organizar toda essa informação difusa com o objetivo de gerar um plano de ação a partir de um Check List, de modo a orientar as equipe em campo de forma objetiva e padronizada.

Introdução

O presente trabalho visa apresentar a estrutura base e resultados preliminares de uma ferramenta computacional desenvolvida para detecção de perdas de água aparente nas redes de distribuição do SAAE ITABIRITO. O combate às perdas Aparentes no SAAE ITABIRITO constitui atualmente, em janeiro de 2018, uma ação contínua, padronizada e metódica, para tal foi desenvolvida uma ferramenta computacional que, uma vez imputados dados de quatro fontes diferentes em uma planilha tipo Check List, gera um plano de ação para intervir de forma objetiva e padronizada e tem como objetivo eliminar todas pendências que estão relacionadas com as perdas econômicas do domicilio em questão.

Ligações clandestinas localizadas na tirada do hidrômetro é um problema cotidiano enfrentado por todas as empresas de abastecimento de água, a prática tem demonstrado que, independente da classe social a qual pertença o usuário, esse comportamento delituoso é mais habitual do que o senso comum possa sugerir. Atualmente, no SAAE ITABIRITO, não existem estatísticas especificas relacionadas com esse tipo de perda, esse tipo de perda está embutido no percentual de perda geral do sistema agua, hoje na faixa de 36%. As ligações clandestinas, bem como as fraudes praticadas na relojoaria do hidrômetro, são práticas criminosas passíveis de penalidades devido ao seu alto potencial de gerar perdas tipo: comprometimento do abastecimento de água de bairros inteiros, risco de contaminação da rede pública, sendo seu impacto mais sensível na sustentabilidade econômica da autarquia (SP Notícias, 2005). Neste contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos dessa ferramenta como instrumento de fiscalização objetiva e padronizada no combate às perdas aparentes.

Autores: Javier Dagoberto Curilem Mardones e Whilison Marques Mendonça.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil (1)

Governo aprova resolução para reúso de água no Brasil

O CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hídricos), vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, aprovaram, nesta terça-feira (1º de Setembro), norma que estabelece critérios técnicos para garantir a segurança sanitária no reúso direto não potável de água.

Leia mais »
Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Bacia-esponja pode ser uma alternativa contra inundações

Imagens impressionantes de uma enxurrada na região entre o Nepal e Tibet, na Ásia, atravessaram o mundo. E no Brasil, fizeram recordar as enchentes ocorridas nos últimos anos, em diferentes regiões. Com mais frequência e intensidade, os extremos climáticos têm a mesma origem, o aquecimento global.

Leia mais »