saneamento basico

100% fiscalização em serviços executados

Resumo

Este artigo relata a concepção e implantação de uma prática de gestão que visa melhorar os processos de fiscalização em uma empresa que realiza obras de expansão e manutenção de saneamento básico em uma metrópole como a cidade de São Paulo. O sucesso da gestão de obras de uma empresa de saneamento passa por um fator primordial: uma fiscalização efetiva e eficaz para acompanhar o cumprimento de exigências de segurança e qualidade, além de contribuir com informações relevantes para o acompanhamento das obras, conhecimento das equipes para fins de melhoria dos processos pelos gestores. Caso o ato de fiscalizar se torne logisticamente deficitário deixando de atender aos seus objetivos, o dinamismo da atividade é prejudicado. O principal desafio nessa área é desenvolver e aplicar estratégias no planejamento da fiscalização para atingir melhores resultados, baseando se em análise de riscos com o objetivo de melhorar os níveis de conformidade voluntária – quando ocorre por iniciativa dos colaboradores sem a necessidade de fiscalização ou punição – reduzindo custos. A adoção de modelos proporcionais, claros e transparentes têm melhor desempenho, ao assegurar confiabilidade e o cumprimento de metas, portanto, melhorar as práticas de fiscalização deve ser, uma prioridade de gestão. (CANDEIAS, 2017) A Unidade de Gerenciamento Regional Mooca, denominada UGR Mooca, é responsável pela gestão dos processos de manutenção e funcionamento de redes e ramais de água e esgotos, realizando intervenções programadas e emergenciais em vias públicas. Com a impossibilidade logística para estar presente em todas as frentes, é necessário utilizar recursos tecnológicos para fiscalização de fato cumprir seu papel. Portanto, com a demanda identificada de melhorar os processos de fiscalização, utilizando menos recursos e mais eficiência, esse artigo discorre sobre um case de sucesso na implantação de uma prática de gestão que alia tecnologia e inovação para potencializar a fiscalização, por meio de retenção automatizada de dados, que são transformados em informação através de relatórios periódicos sobre o desempenho individual e detalhado de cada equipe por item avaliado, assim como o andamento das obras e o cumprimento de exigências de qualidade e segurança, e um regime de fiscalização baseado em avaliações de risco. Na metodologia adotada para implantação da prática é dissertada sistematicamente, baseada nos princípios do modelo em excelência de gestão enraizados na cultura da empresa, destacando de como a demanda foi identificada, os obstáculos e a necessidade de aliar tecnologia para soluções de problemas encontrados, as ferramentas utilizadas, as pessoas que participaram desse processo e o seu impacto dentro da organização e outros processos correlacionados, assim como o processo de avaliação continua da prática. Os ótimos resultados que a prática trouxe nesse relativo pouco tempo de implantação estão destacados, bem como a análise e contextualização desses resultados em análise dos resultados obtidos, além de reconhecimento de sucesso por meio de participação em prêmios e depoimentos de partes interessadas e beneficiadas. Esse artigo é voltado para empresas de saneamento, que busquem a melhoria constante de processos baseado em modelos de excelência de gestão com a utilização de tecnologia.

Introdução

Atendendo uma população fixa e flutuante de mais 1,8 milhão de pessoas/dia (IBGE, 2011), a UGR Mooca está localizada na zona leste do município de São Paulo (Figura 1), sendo a responsável pela manutenção e operação de 212.000 ligações, com 1.183km de rede de água e 1.174km de rede de esgotos, realizando na média de 2.500 reposições/mês executados por meio de contrato com fornecedor terceirizado. Demandando de um regime eficaz de fiscalização para atender prazos e o cumprimento das exigências contratuais e atender as partes interessadas; poder concedente, sociedade e clientes de bairros com alto nível de exigência, como; Tatuapé, Brás, Anália Franco e Mooca entre outros. Passando diretamente por uma maior qualidade e efetividade de fiscalização nas obras de saneamento, que em parte delas, consistem em projetos que envolvem investimentos com prazos determinados, além de outros casos, como de vazamentos e consertos emergenciais e suas consequentes reposições de pavimento, com atendimento de prazos regulados pela Arserp, a Agencia Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, entre outros órgãos como a ANA – Agencia Nacional de Águas – e as respectivas subprefeituras de cada bairro.

Capturar

Devido a quantidade de serviços executados e a impossibilidade logística, para realizar a fiscalização in loco em 100% dos serviços, esta era executada apenas por amostragem. Criando-se a necessidade de encontrar meios para ampliar a fiscalização, utilizando sistema local de informações de serviços de campo denominado SIGES – Sistema de Gestão de Serviços de Campo – onde ficam armazenadas todas as informações em relação aos acatamentos, etapas e baixas dos serviços executados em campo e registrados com equipamento móvel PDA, (Personal Digital Assitent), que possibilita o recebimento e registro online das ordens de serviços enviadas as equipes em campo, possibilitando quantificar e avaliar por meio de fotos os serviços, as equipes, assim como qualidade e segurança. Como resposta foi desenvolvida de forma pioneira pela UGR Mooca a estratégia 100% Fiscalização em Serviços Executados, que consiste na captura automatizada de todos os dados dos serviços de campo que o SIGES fornece, armazenando de forma organizada e disponibilizando para análise posterior dos dados. Para a análise foram criados requisitos de avaliação, gerando relatórios e gráficos analíticos individualizados com os desempenhos das equipes, semanalmente enviados para lideranças da Sabesp e para o fornecedor.

Para tanto foi definido a formação de equipe especifica para tratar de soluções de problemas que viabilizem ampliar a fiscalização digital, através de estudos e a pesquisa de novas tecnologias, conforme será descrito nos próximos itens.

Autores: Rochetô Martins Guerreiro; Eduardo Vitalino da Silva e Cleide Maria Felipe Cardoso.

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