saneamento basico

Georreferenciamento da microbacia do rio pimenta em São Luís-MA. Avaliação de Impactos Ambientais em Bacias de Drenagem Urbana

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados do reconhecimento e mapeamento da Bacia Hidrográfica de São Luís, Microbacia do Rio Pimenta, ambiente costeiro da região do Golfão Maranhense, Brasil, utilizando uma abordagem metodológica que incluiu: (a) análise integrada com base no processamento digital de imagens, ópticas Landsat-8, por analisar imagens de cartografia, geologia, hidrografia, dentre outros e dados de elevação da SRTM (Shuttle Radar Topography Mission); (b) sistema de informações geográficas; e (c) levantamentos de campo relativos à geomorfologia, topografia e análise morfométricado Rio Pimenta. Os ambientes costeiros, assim mapeados foram agrupados em quatro shapes: 01, a região da Ilha de São Luís, a Cidade de São Luís-MA e seus setores; Setor 2, abrangendo tabuleiro costeiro, planície de maré lamosa, planície fluvial, planície de maré arenosa, praias de macro maré; Setor 3, com manguezal, paleodunas e planície de maré mista; e Setor 4, constituído por dunas móveis. Além disso, foram também reconhecidos deltas de maré vazante e planícies de supra maré arenosas. O processamento digital e a análise visual das imagens de sensores remotos orbitais, associados ao uso de sistemas de informações geográficas, mostraram-se eficazes no mapeamento de zonas costeiras tropicais, possibilitando a geração de produtos com boa acurácia e precisão cartográfica.

Autores: Gunnar Braga Gomes Filho; Joherbert Carlos Lima Rêgo e Rafael Ferreira Maciel.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »