saneamento basico

Gerenciamento de água de drenagem em áreas agricultadas

Resumo

O gerenciamento de água de drenagem é uma prática que permite o controle do nível do lençol freático conforme necessidade da planta e estágio da cultura, trazendo diversos benefícios a economia de água, a produtividade e o meio ambiente. Entretanto, essa prática é pouco divulgada e utilizada no Brasil. É um tema de importância para o desenvolvimento da Engenharia de Drenagem do solo. O objetivo do trabalho foi apresentar uma revisão sistemática de literatura relativa ao gerenciamento de água de drenagem agrícola, de forma a mostrar seus benefícios, restrições e os enfoques atualmente mais estudados, de modo a orientar novos trabalhos, também em condições de solo, culturas e clima brasileiros. Selecionou-se um total de 17 artigos abrangendo aspectos como qualidade da água, volume drenado, produtividade, operacionalidade, consumo de fertilizantes, detalhamento de projeto e lay out do sistema. Os estudos indicam a eficácia da drenagem controlada na redução dos impactos ambientais associados aos efluentes gerados pela drenagem convencional, melhorando a qualidade de água, reduzindo o consumo e alavancando a produtividade em determinadas culturas. Conclui-se que a prática possui grande potencial para aumentar a sustentabilidade da agricultura em solos drenados e recomenda-se que estudos específicos para áreas de clima úmido e climas áridos no Brasil.

Autora: RENATA MARTINS CANTO DE SOUZA.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »