saneamento basico

Gerenciamento de resíduos gerados em postos de combustíveis: o caso de uma empresa na região sul do estado do Paraná

Resumo

As questões relacionadas à geração de resíduos das atividades comerciais, em especial as dos postos de abastecimento de combustíveis, são cada vez mais preocupantes dado a suas características potencializadas pela contaminação com substâncias derivadas de hidrocarbonetos. Diante desse fato, a caracterização desses resíduos e de suma importância para cada unidade, assim todos estarão assumindo uma posição em acondicionar e dar destinação final, ambientalmente correta a esses resíduos. A metodologia fundamentou-se no levantamento de informações documentais e de campo por meio da aplicação de questionários e entrevistas. Os resultados demonstram que a empresa destina e gerencia de forma adequada os resíduos gerados, apresenta resultados satisfatórios e eficazes. O plano de gerenciamento de resíduos em si, aliado à educação ambiental, informando e principalmente conscientizando os envolvidos, dirigentes, funcionários, clientes e prestadores de serviços são fundamentais para a sustentabilidade desses empreendimentos.

Introdução

O aumento desenfreado do consumo conduz à geração de resíduos sólidos em quantidades cada vez maiores que, ao serem dispostos de maneira inadequada, sem qualquer tratamento ou controle, condenam não somente o meio ambiente, mas também a saúde da população ao poluir e alterar as características físicas, químicas e biológicas (GUIGUER, 1996; MAGALHÃES, 2011).

As principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar e paisagens). Os resíduos perigosos, produzidos sobre tudo pelas indústrias, são particularmente preocupantes, pois, quando incorretamente gerenciados, tornam-se uma grave ameaça ao meio ambiente (CAVALCANTI, 1998).

Quando o automóvel surgiu, a comercialização dos produtos derivados do petróleo era realizada de forma rudimentar em farmácias e armazéns. Em seguida, vieram bombas junto às guias das calçadas e posteriormente os postos revendedores, instalações apropriadas para a revenda de combustível e outros serviços (FERREIRA, 1999).

Um dos setores que causam impactos significativos ao meio ambiente é o de petróleo, fato que tem gerado diversos estudos sobre o tema. Neste cenário despontam, com particular destaque, os óleos lubrificantes, que são produzidos em maior quantidade e com as características de serem os mais agressivos ao meio ambiente e nocivo à saúde humana, além de não serem totalmente consumidos durante a sua vida útil (CANCHUMANI, 2013; SILVA et al. 2014).

Autores: Rafaela Franqueto; Angelo Antonio Delponte e Renan Franqueto.

baixe-aqui

Últimas Notícias: