saneamento basico

Implantação da gestão ambiental em áreas rurais impactadas pelo manejo inadequado

Resumo

Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGAs) estão sendo muito utilizados pelas empresas, instituindo o seu monitoramento e incentivando a melhoria contínua, permitindo a redução da emissão de resíduos e o menor consumo de recursos naturais. Na área rural muitos impactos ambientais decorrem, também, do uso inconsequente e não controlado de insumos químicos como os fertilizantes e os agrotóxicos. O presente trabalho objetivou, por meio de uma pesquisa bibliográfica, mostrar a importância da implantação e do gerenciamento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em áreas rurais. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo de caso utilizando as fontes bibliográficas para analisar a importância da implementação de um sistema de gestão ambiental com o intuito de minimizar os impactos ambientais causados em áreas rurais ocasionados pelo manejo inadequado. Portanto foi de fundamental importância elaborar esta análise junto a empreendimentos agrícolas, referente aos seguintes aspectos ambientais: padrão de consumo, conservação dos habitats, geração de resíduos, práticas agrícolas, conservação dos recursos naturais, entre outros, reforçando a relevância de práticas e de procedimentos adequados com vistas à mitigação dos impactos ambientais.

Autores: Sayonara Monteiro Nunes; Clecia Simone Gonçalves Rosa Pacheco e Reinaldo Pacheco dos Santos.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »