saneamento basico
Destinação e Tratamento de Resíduos no Acre

A gestão municipal dos resíduos sólidos urbanos em um município da região sudeste do estado do Paraná: implicações para a sustentabilidade

Resumo

O aumento na diversidade e geração de resíduos sólidos decorrentes de fatores como rápida industrialização, crescimento populacional e modificação nos padrões de consumo e os problemas de ordem ambiental, social e econômicos decorrentes, colocam a gestão sustentável dos resíduos como uma questão crítica a ser considerada, essencialmente nas realidades municipais. Baseando-se nessas considerações, este estudo teve como objetivo compreender como ocorre o gerenciamento de resíduos sólidos no município de Irati, PR e os impactos relacionados à sustentabilidade. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa de campo, utilizando-se de entrevistas, observações e análise documental. Os resultados apontam para a complexidade e os grandes desafios relacionados à gestão dos resíduos sólidos nos contextos municipais. Pontos positivos e negativos são evidenciados nas dimensões da sustentabilidade. Soluções que adotem uma abordagem de múltiplos critérios ambientais e socioeconômicos são necessária, incluindo a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), a fim de minimizar aspectos negativos do mau gerenciamento.

Autores: Flavia Massuga; Simone Soares Mangoni; Sérgio Luis Dias Doliveira e Mara Sandra Parlow.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »