Gestão Pública Águas Pluviais
Resumo:
O aumento da impermeabilização do solo decorrente da urbanização, a mudança climática, a degradação ambiental e poluição hídrica, além dos desafios hidrológicos deste século, têm alavancado a busca por opções sustentáveis a fim de reduzir a sobrecarga dos sistemas tradicionais de drenagem que causa alagamentos e inundações, melhorar a qualidade da água, aumentar a resiliência urbana e a valorização do ambiente natural e seus benefícios.
Este artigo evidencia a utilização das Soluções baseadas na Natureza como alternativa complementar adotada pela gestão pública brasileira para o manejo de águas pluviais urbanas.
Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo elucidar a utilização dessas técnicas nos Planos Diretores de Drenagem Urbana e respectivos Manuais de Drenagem Urbana, ferramentas indispensáveis de regulamentação, em um contexto nacional.
Em suma esta investigação caracteriza metodologicamente uma pesquisa exploratória e documental. Nela, os autores salientaram que, apesar de a gestão pública, por meio de suas normas e regulamentações de manejo de águas pluviais, propor a utilização de várias dessas técnicas como parte da drenagem urbana, e de as Soluções baseadas na Natureza representarem uma opção valiosa, ainda é necessário adotar uma abordagem integrada, que considere a diversidade das áreas urbanas, envolva diversos agentes da sociedade e leve em conta as particularidades de cada dispositivo.
Autores: Gabriela Borba Silveira; Lucia Helena Ribeiro Rodrigues; Fernando Dornelles.