saneamento basico

Análise da gestão de resíduos em uma empresa prestadora de serviços laboratoriais

Resumo

A implementação da gestão ambiental dos resíduos sólidos, tem grande influência na forma de destinação final dos resíduos e em possíveis danos que possam vir a causar ao meio ambiente e à saúde pública. Nesse contexto, realizou-se uma análise do gerenciamento dos resíduos sólidos perigosos e não perigosos de uma empresa prestadora de serviços ambientais laboratoriais, físico-químicos e microbiológicos, com a intenção de apontar possíveis formas de melhoria. O trabalho foi elaborado através de um estudo de caso, no qual foram identificados dois principais projetos de melhoria, considerando a geração, o armazenamento e a destinação final dos resíduos, com o intuito de proporcionar tratamentos ambientalmente mais adequados do que os realizados atualmente com os resíduos químicos gerados na empresa. O primeiro deles, o processo de reaproveitamento do clorofórmio que traria uma economia de cerca R$5.805 anuais, deixando de destinar cerca de 38 litros do reagente. O segundo é a divulgação de reagentes químicos vencidos para doação, os quais podem ser úteis a outros laboratórios e poderá diminuir os impactos ambientais que esses resíduos causam ao meio ambiente ao serem descartados, como os custos financeiros para fornecer um tratamento externo a eles.

Autora: Larissa Nicoli Ruzene Cabral.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:
Fenasan 2025 Encontro Universidades

Fenasan 2025: Especialistas dos EUA, Alemanha, França e Portugal trazem experiências inovadoras em saneamento para o Encontro das Universidades

Maior evento de saneamento ambiental das Américas, o Encontro Técnico AESabesp/Fenasan é promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN). Nesta edição, tem como tema central “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”.  

Leia mais »
AST Invisibilidade Chorume

A invisibilidade do chorume

Diariamente, um adversário insidioso e muitas vezes ignorado emerge silenciosamente de nossos resíduos, tecendo uma rede de contaminação que ameaça rios, lagos, aquíferos e até a água que chega às nossas casas.

Leia mais »