saneamento basico
pecuaria leiteira

Análise de oportunidades de melhorias na gestão de resíduos em uma propriedade rural de produção de leite

Resumo

Os processos de produção primários ganham destaque cada vez maior em função do aumento populacional gradativo. Em consequência disso, ocorre o aumento dos resíduos gerados nos processos produtivos que, quando não tratados adequadamente, podem gerar prejuízos ambientais, sociais e econômicos para a sociedade ao seu entorno. Por estar inserida nesse cenário, a atividade produtiva do leite foi o foco deste estudo, no qual pretende-se analisar as melhores alternativas para a gestão de resíduos em uma propriedade rural produtora de leite situada em uma pequena cidade do noroeste do Rio Grande do Sul. A partir disso, objetiva-se analisar a gestão de resíduos de uma propriedade leiteira e propor alternativas de melhorias a fim de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos gerados. Para cumprir com a sua proposta, a pesquisa realizada é de natureza aplicada, com objetivo exploratório e abordagem qualitativa por meio da elaboração de um estudo de caso. A observação e análise da realidade ocorreu através de entrevistas informais e visitas in loco, tornando possível o mapeamento do processo e a análise dos pontos críticos. Entre atividades do processo produtivo e atividades adjacentes, foram identificados 16 (dezesseis) tipos diferentes de resíduos, dos quais 7 (sete) são classificados como “Não perigosos” e 9 (nove) como “Perigosos”. Com isso, foi possível elaborar e propor alternativas de melhorias para a gestão de todos os resíduos elaborados, com foco na ordem de não geração, redução, reutilização, reciclagem e destinação adequada. Por fim, também foram propostos 6 (seis) planos de ação para auxiliar na implantação das melhorias: Programa de conscientização ambiental; Padronização de processos; Criação de uma composteira; Utilização de Biodigestor; Instalação de lixeiras de coleta seletiva; e auditorias de acompanhamento. Desta forma, conclui-se que o presente estudo traz contribuições para o meio acadêmico e para o meio empresarial rural, por sugerir alternativas de melhoria na gestão de resíduos da produção de leite e, consequentemente, contribuir para o meio ambiente e para a sociedade.

Introdução

Devido ao crescimento constante da população, Malinsk (2018) afirma que os processos de produção primária possuem cada vez mais destaque em âmbito mundial, visto que uma das suas principais funções é gerar alimentos para a manutenção da vida. Nesse sentido, Rocha, Carvalho e Resende (2020) enfatizam que a cadeia produtiva do leite é uma das principais atividades econômicas do Brasil, gerando emprego para milhões de pessoas, direta e indiretamente. De acordo com dados de 2019 da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil possui o segundo maior rebanho de vacas ordenhadas do mundo, além de ser o terceiro maior produtor mundial de leite.

A intensificação das operações ligadas ao processo de alimentação e manejo animal tem ocasionado o aumento do tamanho das fazendas e da quantidade de animais e, consequentemente, da quantidade de resíduos produzidos nas fazendas (SOYER; YILMAZ, 2020). Pletsch et al. (2019) afirmam que a destinação inadequada de dejetos no meio rural é um problema cada vez mais frequente para o meio ambiente e para pessoas que vivem nestas áreas, em função do seu elevado potencial poluidor.

Visto que os resíduos gerados através da produção leiteira podem representar um problema ambiental, Jabbour e Jabbour (2013) definem gestão ambiental como a adoção de práticas gerenciais que objetivam equilibrar a relação entre a organização e o meio ambiente de forma a reduzir impactos ambientais e aproveitar os benefícios do aprimoramento do desempenho ambiental. Nesse sentido, De Oliveira et al. (2021) enfatizam que os resíduos podem ser componentes estratégicos na cadeia produtiva de modo sustentável, sendo reaproveitados pela própria empresa, repassados para outras empresas, ou ainda ter um destino ambientalmente apropriado.

Dessa forma, destaca-se a gestão de resíduos como o conjunto de atividades contidas no planejamento estratégico ambiental da empresa, visto que o mesmo deve estabelecer o controle da produtividade e o manejo ambientalmente adequado dos resíduos sólidos (SCHALCH; DE CASTRO; CÓRDOBA, 2019). A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei 12.305/2010 – enfatiza que o conjunto de ações da gestão integrada de resíduos sólidos deve considerar dimensões políticas, econômicas, ambientais, culturais e sociais do local analisado.

Autora: Tatiane Balbinot Lamberti.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias: