saneamento basico
Governança Água Esgoto AM

Governança integrada visa ampliar investimentos em água, esgoto e resíduos no interior do AM

Governança Água Esgoto AM

O Governo do Amazonas está implantando um novo modelo de governança para garantir maior eficiência na gestão e impulsionar investimentos em saneamento básico, especialmente no interior do estado.

A iniciativa tem como base a criação da Microrregião de Saneamento Básico do Amazonas (MRSB/AM), que centraliza a coordenação do setor e fortalece a capacidade dos municípios de acessar recursos federais, parcerias público-privadas e convênios.

Segundo o governador Wilson Lima. O modelo busca superar dificuldades técnicas enfrentadas pelas prefeituras na elaboração de projetos. Permitindo que os investimentos em abastecimento de água, esgoto e gestão de resíduos sólidos avancem de forma mais estruturada.

Ele destacou que o Estado já vem contribuindo diretamente para a melhoria da infraestrutura. Como na expansão da rede de esgoto em Manaus — dos 22% de cobertura da capital. 10% são de responsabilidade do governo estadual — e na implantação de microssistemas em comunidades do interior.

Governança Água Esgoto AM

A Microrregião será responsável pelo planejamento, regulação, fiscalização e prestação de serviços de saneamento nos 61 municípios do interior do Estado, alinhada às metas do Marco Legal do Saneamento, que prevê universalização do acesso à água e esgoto até 2033.

Com esse novo ambiente de governança, o Governo do Amazonas pretende acelerar a execução de obras e ampliar a segurança jurídica para

investimentos, garantindo avanços sólidos na infraestrutura de saneamento e melhores condições de vida para a população. Também foram formalizados termos de cooperação técnica entre secretarias estaduais e órgãos como a Sedurb e a Ciama. Reforçando o apoio às administrações municipais na estruturação de projetos.

Fonte: RT.

Últimas Notícias: