Imóveis Rede Esgoto SP
Quase dois meses após o início da campanha da Sabesp para incentivar a conexão de imóveis à rede de esgoto já disponível, apenas 8.318 imóveis que possuem tubulação de esgoto na porta, mas não estavam conectados, fizeram a ligação à rede coletora.
A medida visa conectar cerca de 330 mil imóveis que, embora tenham a tubulação disponível, ainda não estavam ligados ao sistema da companhia. Ou seja, só 2,5% dos endereços que têm rede na porta fizeram a conexão ao sistema de esgoto.
Com essas novas conexões, aproximadamente 124 milhões de litros de esgoto por mês passam a ser destinados de forma adequada. E que antes poderiam estar sendo descartados em fossas ou diretamente no meio ambiente. O perfil dominante das novas ligações é residencial, com mais de 90% dos casos. Os demais incluem comércios e algumas instalações industriais.
Na região metropolitana da Baixada Santista, 23.328 imóveis foram notificados de que seriam enquadrados na tarifa de disponibilidade. Dos 565.185 clientes que a Sabesp atende na região.
Imóveis Rede Esgoto SP
A conexão à rede de esgoto na porta de casas, comércios e indústrias é essencial para preservar o meio ambiente e evitar riscos de saúde à população, assim como coibir o mau cheiro nas ruas. É também uma determinação legal e uma medida necessária para evitar a cobrança da tarifa de disponibilidade.
Ela será equivalente à tarifa mínima. No caso da capital e da Grande São Paulo, para os imóveis residenciais. Será de R$ 37,96 por mês; para os imóveis comerciais e industriais, o valor será de R$ 76,60 por mês.
Como parte do esforço de mobilização, a Sabesp estendeu por mais um mês (até 10 de julho) o incentivo de isenção da tarifa de esgoto em duas contas para os imóveis que se conectarem. A companhia reforça que a primeira ligação residencial é gratuita e que famílias de baixa renda cadastradas nas tarifas social ou vulnerável estão isentas da cobrança.
Fonte: TH.