Skip to content
quinta-feira, agosto 18, 2022
Últimas Notícias:
  • Lodos gerados nas estações de tratamento de esgotos no Distrito Federal: um estudo de sua aptidão para o condicionamento, utilização e disposição final
  • Above Net na Fenasan 2022
  • Biden sanciona lei de US$ 430 bilhões para combater mudanças climáticas
  • Governo cancela leilão de energia nova A-6 por falta de demanda das distribuidoras
  • Saneamento básico: com inflação, custo para universalização é de quase R$ 900 bi
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

Impactos ambientais e toxicológicos da lixiviação em tijolos cerâmicos com adição de resíduos: uma revisão bibliográfica

  • Acervo Técnico, Meio Ambiente, Resíduos Sólidos
  • julho 7, 2020

Resumo

A adequada destinação de resíduos é um dos tópicos prioritários no que tange a sustentabilidade ambiental, portanto, uma das práticas que vêm sendo adotada é a de incorporação destes resíduos em tijolos cerâmicos. Estes materiais estão sujeitos à ação de mecanismos deletérios, como a lixiviação que possui a capacidade de carrear elementos químicos, podendo gerar riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Nesse contexto, o presente trabalho propõe avaliar a influência do teor de incorporação e a temperatura de queima nas concentrações de elementos perigosos na solução lixiviada de tijolos. A metodologia adotada consistiu da catalogação de trabalhos científicos publicados encontrados em bases de dados entre os anos de 2012 e 2017 e posterior análise dos resultados quanto à conformidade com as normas adotadas. De forma adicional, as propriedades de porosidade, absorção de água e resistência mecânica à flexão foram correlacionadas em função da temperatura de queima e do teor de resíduo incorporado. Os resultados demonstram que os tijolos com incorporação de resíduos são capazes de manter dentro dos parâmetros normativos os teores materiais perigosos ou tóxicos da solução lixiviante. Além disso, os resultados demonstram que há influência tanto do teor de incorporação de resíduo quanto da temperatura de queima nas propriedades dos tijolos com incorporação de resíduos.

Introdução

Os processos industriais, da agricultura e também do meio urbano produzem grandes quantidades de resíduos, estes por sua vez, podem ser incluídos na cadeia produtiva de tijolos cerâmicos para a construção civil, visto que, além de dar destino para estes subprodutos, sua inclusão pode minimizar o uso de produtos virgens e, dependendo do resíduo, melhorar algumas propriedades de tijolos à base de argila. Além disso, sua incorporação é capaz de estabilizar e solidificar elementos perigosos, visto que essa é capaz de diminuir a mobilidade de metais através da imobilização físico-química; melhorar as características físicas por meio da solidificação do resíduo e reduzir a superfície de constituintes de resíduo exposta ao processo de lixiviação.

Pode-se notar que, embora haja vantagens na utilização de resíduos em tijolos cerâmicos, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente no que tange a sua exposição a mecanismos de degradação. Através dos estudos de degradação, especialistas podem deliberar, com maior embasamento, acerca dos modos de intervenção e o grau de deterioração de um elemento construtivo [1]. Isto se dá em virtude da solução lixiviante de tijolos com rejeito ter a capacidade de: (i) carrear elementos perigosos e/ou tóxicos que podem atingir lençóis freáticos, causando danos ambientais; (ii) de gerar riscos à saúde dos usuários da edificação; (iii) e colocar em risco as pessoas que trabalham diretamente com esses materiais [2].

É possível verificar, então, a necessidade do estudo individualizado dos processos de degradação de tijolos cerâmicos com incorporação de resíduos. Sendo assim, o presente estudo tem o objetivo de, por meio de uma revisão bibliográfica, avaliar a capacidade de solidificação/estabilização de elementos perigosos presentes em resíduos em tijolos cerâmicos. De forma adicional, foram avaliados os impactos da incorporação de resíduo nas propriedades de porosidade, absorção de água e resistência à flexão. Por fim, buscou-se verificar se há alguma relação entre a concentração de elementos lixiviados com o teor de incorporação do resíduo para os elementos com maior espaço amostral nesta pesquisa.

Autores: Ramoel Serafini; João Paulo Barbosa Carvalho e Antonio Domingues de Figueiredo.

baixe-aqui

AnteriorAnteriorSabesp assina contrato para gestão de resíduos sólidos em Diadema/SP
PróximoCom o retorno das atividades, a legionella se torna uma nova ameaçaPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Lodos gerados nas estações de tratamento de esgotos no Distrito Federal: um estudo de sua aptidão para o condicionamento, utilização e disposição final

1 min de leitura

Nesse contexto, a presente pesquisa objetivou a caracterização dos processos de geração e tratamento e da qualidade do lodo de esgotos gerado em todas as ETEs do DF, com vistas a identificar as alternativas de disposição final que sejam técnica e ambientalmente viáveis.

Aterros do mundo todo liberam muito metano

1 min de leitura

Nosso trabalho demonstra como os satélites complementares permitem a detecção, identificação e monitoramento global de superemissores de metano em nível de instalação.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

Datas

21 e 28 de setembro de 2022.

Com o novo Marco de Saneamento completando um ano, as oportunidades de negócios estão se multiplicando e a carência de novos gestores se evidenciando.

Mais informações »

Parceiros

Conaut
logo-bioproj
logo-netzsch
Penetron
Superbac
paques-logo-home.jpg
aquamec
DENORA
suez
bf-dias
clean environment brasil

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.